A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL EM NOSSOS DIAS

0

A importância da Escola Dominical em nossos dias

A importância da Escola Dominical no contexto da educação cristã

A Escola Bíblica Dominical está inserida num amplo contexto educacional denominado Educação cristã. A educação cristã, como instrumento de formação e aperfeiçoamento do carácter cristão, não ocorre apenas no ambiente da Escola Bíblica Dominical, mas em todos os sectores e seguimentos da igreja local. Nesta rica oportunidade, apresentaremos razões que justifiquem a relevância da EBD como principal ferramenta de Educação Cristã na igreja.

  • É importante pela razão da sua essencialidade. Todos têm acesso;
  • A Escola Dominical não é uma atividade educativa opcional, é essencial;
  • Pela razão de a igreja estar intrinsecamente associada à educação cristã;
  • Escola Bíblica Dominical como departamento principal de ensino, não é opcional, é vital, pois, incrementa e dinamiza todas as atividades e iniciativas educacionais e evangelísticas dos demais setores;
  • A Escola Bíblica Dominical não pode ser considerada apenas um apêndice, anexo ou acessório na estrutura geral da igreja ou mero departamento secundário;
  • Não é apenas parte da igreja; é a própria igreja ministrando ensino bíblico metódico, sistemático.  No primeiro século não havia templos. As famílias reuniam-se nas suas casas para orar e estudar a Palavra de Deus. Os crentes mais experientes ensinavam os neófitos basicamente de forma expositiva e em tom familiar (homilétike); explicando e interpretando os pontos mais difíceis das Escrituras de acordo com a orientação dos apóstolos e diretamente do Espírito Santo.

E HOJE? A IGREJA ESTÁ REALMENTE INTERESSADA EM ESTUDAR A BÍBLIA?

Onde fica a EBD no programa geral das nossas igrejas? Qual a sua importância?

Há algumas décadas, na maioria das igrejas tradicionais, era comum o número de matriculados na Escola Bíblica Dominical ultrapassar o de membros da igreja. O que podemos dizer das nossas Escolas Bíblicas Dominicais atualmente?

A importância da Escola Dominical está explicita no seu principal conceito

A Escola Dominical conjuga os dois lados da Grande Comissão dada à Igreja (Mt 28.20; Mc 16.15). Ela evangeliza enquanto ensina.

O cumprimento da Grande Comissão, através da EBD, pode ser visto em quatro etapas:

Alcançar – a EBD é o instrumento que cada igreja possui para alcançar todas as faixas etárias. (O culto, além de ser heterogêneo, não tem oportunidade de, questionar o conteúdo recebido).

“O ensino das doutrinas e verdades eternas da Bíblia, na Escola Bíblica Dominical deve ser pedagógico e metódico como numa escola, sem, contudo, deixar de ser profundamente espiritual.” Isto significa que devemos ensinar a Palavra de Deus com seriedade e esmero, apropriando-nos dos mais eficazes recursos educacionais que estejam à nossa disposição: “…se é ensinar haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7b).

Treinar – devemos treiná-los para que instruam a outros.

A EBD é a maior agência de ensino da Igreja. Nenhuma outra reunião tem um programa de estudo sistemático da Bíblia com a mesma abrangência e profundidade. Ajustado a cada faixa etária, o currículo da EBD possibilita um estudo completo das Escrituras em linguagem acessível a cada segmento, criando raízes profundas na vida de cada crente. É importante na edificação total da família cristã

Ela não cuida apenas da formação espiritual, mas preocupa-se com a edificação geral, que inclui: bons costumes, exercício da cidadania e a formação do carácter. A Escola Bíblica Dominical complementa e, às vezes corrige a educação ministrada nas escolas seculares. E em muitas situações a EBD complementa a educação cristã ministrada nos lares. Portanto a EBD ainda é atual e importante para o crescimento espiritual dos crentes. Valorize a EBD, seja aluno desta tão grande escola.

EBD PIB-Maringá

Fonte: Seara News

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!