A Preparação do Professor – Texto pedagógico

0
A preparação do professor

Com o chamado para o ensino, o professor deve se preparar para que exerça de exitosa a tarefa que lhe foi dada, pois esta nobre atividade requer dedicação, conforme lemos em Romanos 12:7: “… se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Este texto trata da preparação do professor da Escola Bíblica Dominical em 04 níveis: espiritual, teológico, secular e pedagógico.

1 – Preparação Espiritual:

O professor da EBD deve se preparar espiritualmente, através da oração, do jejum e da leitura bíblica de forma sistemática. Veja alguns exemplos do mestre Jesus
“… Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar…” Mt 26.36
“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites…” Mt 4. 1 e 2
            É bom ressaltar que no momento de oração, o professor deve orar também por seus alunos. Ao preparar a aula peça ajuda ao Espírito Santo.

2 – Preparação Teológica:

É muito importante a preparação teológica. Professor, prepara-se para dar aula! Leia pelo menos duas vezes a lição e em seguida procure aprofundar o tema da aula em livros, periódicos e sites confiáveis, para que você se sinta seguro para ministrar o assunto.

3 – Preparação Secular
O preparo secular é outro ponto que o professor não pode negligenciar. Estude sempre, cultive o hábito de ler. Mantenha-se informado sobre os acontecimentos ocorridos na sua cidade, no seu estado, no Brasil e no mundo e procure contextualizá-los com o tema da lição ou com o tipo de aluno que você ensina.
 “Persiste em lê…” I Tm 4.13
“Examinai tudo. Retende o bem”. I Ts 5.21

4 – Preparação Pedagógica

É muito comum encontrar professores da EBD que não possuem formação pedagógica. E agora? Você foi chamado para ensinar, então é necessário que sua preparação seja completa.
Se puder, sugiro que você faça um curso de Pedagogia.  Há muitas facilidades para ingressar em um curso como este, com aulas presenciais e/ou à distância, os preços são também são bons. Fica a dica! Você pode encontrar outras alternativas de tomar conhecimento da pedagogia,  participando de congressos, de conferências, de reuniões pedagógicas etc. Não perca as oportunidades!
Enfatizo a importância do preparo pedagógico, para que você possa compartilhar de forma adequada os conhecimentos referentes a cada lição. Escolha métodos de ensino variados, utilize dinâmicas, leia bons livros pedagógicos, planeje a aula, não improvise, dinamize o ensino, procure envolver os alunos com a aula, mantenha vínculos com os alunos.

Leia os textos pedagógicos deste blog( procure no marcador “Textos Pedagógicos”), eles tratam de temas pertinentes  ao ensino, vejam os títulos que você pode encontrar:
1 – O Processo Comunicativo na EBD
2 – Como abordar o tema da Avaliação da Aprendizagem
3 – Avaliando a Avaliação da Aprendizagem na Escola Bíblica Dominical
4 – A utilização de mapas nas aulas da EBD
5 – Leitura nas aulas da EBD
6 – Não faça drama! Saiba como utilizar a dramatização como instrumento de aprendizagem na EBD
7 – Método de Ensino: Estudo de Caso
8 – Método de Perguntas e Respostas
9 – Em discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD
10 – Método de Divisão em Grupos nas aulas da EBD
11 – Participação do aluno na aula da EBD
12 – Um novo olhar para uma velha questão
13 – Dinâmicas
14 – Tecnologias na EBD
15 – Aprendendo com o Mestre Jesus
16 – Pensando n(a) EBD
17 – Interação Professor x Aluno
18 – Preparando a aula
20 – A utilização de Recursos Visuais na EBD
21 – A Utilização da Música como Recurso de Ensino
22 – A Aula
23 – Planejamento de Aula
24 – Classe para a Terceira Idade: Desafios e Possibilidades
Quer ser um professor bem sucedido? Observe e ponha em prática as orientações expostas acima, agregando a alegria e motivação para ensinar.

“Dá Instrução ao sábio e ele se fará mais sábio…” Pv 9.9

Por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!