Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Adolescentes – Currículo do Ano 1: A Bíblia, um livro atual Lição 05: O que são as epístolas (Aula Dinâmica)

adolescentesProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: O que são as epístolas.
– Para introduzir o estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica “Escrevendo cartas”.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Escrevendo cartas
Objetivo: Introduzir o estudo sobre as epístolas do Novo Testamento.

- EBD INTERATIVA -

Material:
21 envelopes de cores, a saber: 13 verdes, 02 amarelos, 01 vermelho, 03 azuis, 01 alaranjado, 01 bege.
(vocês podem escolher outras cores, estas que indiquei são sugestões, apenas).
Procedimento:
– Escrevam no quadro a palavra “Epístola”.
– Perguntem o que significa a palavra “Epístola”.
Aguardem as respostas.
Epístola é a mesma coisa que carta.
– Falem: No Novo Testamento há 21 cartas, que dão nome a 21 livros dos NT.
– Apresentem 21 envelopes de cores diferentes:
A cor verde para as 13 cartas do apóstolo Paulo.
A cor amarela para as 02 cartas do apóstolo Pedro.
A cor vermelha para a única carta de Tiago
A cor azul para as 03 cartas de João
A cor laranja para a única de Judas
A cor bege para a carta aos Hebreus de autoria desconhecida
– Depois, façam o seguinte procedimento, por etapas:
Primeiro entreguem 13 envelopes verdes para os alunos.
Falem que são 13 as cartas de Paulo. Peçam para que eles escrevam o nome Paulo no lugar do remetente.
Vamos conhecer os destinatários?
Peçam que os alunos escrevam os nomes dos destinatários(um destinatário para cada envelope).
Aos cristãos em Roma
Aos cristãos de Corinto(duas vezes)
Aos cristãos da Galácia
Aos cristãos de Éfeso
Aos cristãos de Filipos
Aos cristãos de Colossos
Aos cristãos de Tessalônica(duas vezes)
A Timóteo, pastor da igreja de Éfeso(duas vezes)
A Tito, pastor da ilha de Creta
Ao cristão Filemon
Entreguem para os alunos o assunto de cada carta, conforme quadro da revista(página 34). Devem estar digitados e separados.
Os alunos devem colocar o assunto referente a cada carta dentro do envelope.
– Este mesmo procedimento deve ser realizado nas demais cartas(ver quadro da página 36 da revista).
Observação: Dessa forma, os alunos terão uma visão panorâmica das 21 cartas do NT, conhecendo os remetentes, destinatários e um resumo do conteúdo de cada uma delas.
– Peçam para que os alunos abram a Bíblia no índice do NT e identifiquem cada carta com os nomes dos 21 livros do Novo Testamento.
– Agora, trabalhem sobre a necessidade das cartas naquela época do início da igreja e a importância do conteúdo das cartas para os destinatários.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...