Adolescentes – Currículo do Ano 2: Conselhos para o dia a dia – Lição 01: Busque a Sabedoria

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, façam uma panorâmica do trimestre:
Falem: Neste trimestre vamos estudar sobre o livro de Provérbios.
Vamos encontrar este livro na Bíblia? Aguardem que os alunos encontrem.
Peçam para que um aluno leia o primeiro versículo e em seguida falem sobre a autoria deste livro, que além de Salomão, outras duas pessoas também são co-autores, como Agur(capítulo 30) e o rei Lemuel(capítulo 31).
Depois falem sobre o conteúdo de Provérbios, uma coletânea de conselhos. Em seguida, leiam os títulos das 13 lições e falem que estes serão os tipos de  conselhos que serão estudados neste trimestre.

7 – A lição de hoje tem como título “Busque a Sabedoria”.
– Perguntem:
Vocês já receberam conselhos. Que tipo de conselho eram eles e quem deu o conselho e vocês aceitaram o conselho?
Observem as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus conselhos, mas enfatizem a importância dos bons conselhos e como discernir entre um bom e mau conselho.
– Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
– Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Conselhos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Conselhos

Objetivos:
Concluir estudo sobre o valor dos bons conselhos.
Promover integração entre os elementos do grupo.

Material:
01 quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
¼ de uma folha de papel ofício
Material digitado com os conselhos da turma, para cada aluno.

Procedimento:
– Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:
“Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
– Depois, perguntem:
O que vocês acham desta afirmação?
Em quais circunstâncias alguém menciona esta frase?
Observem as respostas e reflitam sobre a importância dos bons conselhos.
– Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
– Peçam para que eles escrevam um conselho ou um provérbio para um dos colegas da classe, que pode ser um provérbio bíblico ou popular.
– Peçam para que eles entreguem os conselhos para os colegas.
Observem se alguém ficou sem receber conselho, então entreguem um conselho para esta pessoa. Estes conselhos deverão ser organizados, por vocês, em casa com antecedência.
– Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.
– Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para a turma na aula seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe…”(nome ou número da classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.
– Devolvam os conselhos para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam dos colegas).


Por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!