EBD Em Foco

Adolescentes – Currículo do Ano 2: Lição 02: Há algo errado com a família? (Dicas e Dinâmicas)

adolescentesProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Há algo errado com a família?
– Iniciem o estudo da lição, perguntando: O que deu errado com a Família?
Certamente várias respostas aparecerão, mas enfatizem que a origem de todo problema foi a existência do mal, através do pecado cometido por Adão e Eva: a desobediência.
– Mas, alguém pode perguntar: E o que eu tenho a ver com isso? Algo que foi cometido há muito tempo e eu tenho que pagar o pato?
– Para melhorar a compreensão da contaminação do pecado, realizem a seguinte atividade:
1 – Antes da aula: Organizem folhas de papel ofício, com figuras geométricas desenhadas, como: triângulo, quadrado e circulo. Cada folha deverá ter apenas uma figura.
2 – Distribuam uma folha para cada aluno.
3 – Os alunos deverão andar pela sala e conversar com os colegas e copiar na sua folha o desenho que o colega tem.
4 – Orientem para que mudem de colegas pelo menos 03 vezes.
5 – Falem: Olhem para seus papéis e obsevem o que aconteceu. Todos possuem as marcas uns dos outros, isto é, houve uma mistura de figuras. Este é um exemplo figurativo de algo que se espalhou, assim também o pecado.
6 – Leiam Romanos 5. 12 “Pelo que, como um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.
– Falem: O pecado cometido pela primeira família alcança também todas as famílias e traz consequências negativas. Mas, enfatizem que Deus apresenta uma solução para o problema: reatar o relacionamento com os homens, através do sacrifício de Jesus.
– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir, utilizem a dinâmica “A Aliança”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Aliança
Objetivo: Refletir sobre o que pode interferir de forma negativa na família, maculando o relacionamento entre os seus membros.

Material:
01 aliança
01 flanela
01 polidor de metais
Procedimento:
– Falem para os alunos o que significa a palavra “aliança”.
De acordo com o dicionário Michaelis, aliança é: 1 Pacto contraído por mútuo acordo, para determinado fim comum. 2 Resultado dessa associação. 3 Pacto de amizade celebrado entre estados ou povos. 4 Fusão ou união de coisas diferentes. 5 Matrimônio. 6 Coligação, confederação, união, liga. 7 Liga de metais. 8 Anel usado como símbolo de noivado ou casamento.
– Acrescentem que a aliança, concerto ou pacto pode ocorrer entre Deus e o homem, do homem com Deus e entre os homens. Falem que numa aliança, há duas partes envolvidas.
– Em seguida, apresentem uma aliança para a turma e solicitem a um aluno para utilizar uma flanela e um pouco de polidor de metais para polir a aliança.
– Depois, peçam para que mostrem a aliança e a flanela.
– Falem: A aliança está brilhando e a flanela está manchada de preto.
– Perguntem: o que aconteceu?
Aguardem as respostas.
– De que forma podemos extrair exemplos disto para a família?
Somos parte integrante de uma família, não podemos deixar que os problemas estraguem e perturbem o bom relacionamento que deve haver entre os seus membros.
– Reflitam sobre o que tem dificultado, maculado o relacionamento na família.
– O que pode significar o polidor? Leitura da palavra, comunhão, oração, perdão, pedir desculpas, uma conversa etc.
Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Comentários
Loading...
%d blogueiros gostam disto: