Adolescentes – Lição 02: O Bom e o mau atleta – Aula Dinâmica

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como tema o bom e o mau atleta.
– Perguntem se há algum aluno que pratica algum esporte. Perguntem como são os treinos, a preparação, tempo de treino, atitudes que podem ou não fazer.
– Falem que nós também participamos de uma equipe e podemos ser bons e o maus atletas, mas que nesta lição aprenderemos a ter atitudes sábias de bons integrantes de uma equipe vitoriosa.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
– Para finalizar, utilizem a dinâmica “Vestindo a Camisa”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Vestindo a Camisa

Objetivo: Refletir sobre o compromisso com os valores do Reino de Deus.

Material:
 01 folha de papel ofício para cada aluno.

Procedimento:
– Entreguem para cada aluno 01 folha de papel ofício.
– Solicitem aos alunos que façam um barco, utilizando a técnica da dobradura (aquela que fazíamos costumeiramente quando criança, lembram?).
Aguardem que todos terminem e ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.
– Falem: Quando aceitamos a Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos Jesus como nosso líder da equipe. Leiam Mt 8.23. Às vezes, o mar está calmo, mas há momentos de tormentas, de dificuldades, pensamos até que vamos naufragar. Leiam Mt 8. 24.
– Solicitem aos alunos que retirem a extremidade da direita e da esquerda do barco, rasgando as duas pontas. Depois, retirem também a extremidade da vela.
– Continuem, falando: Apesar das dificuldades, não naufragamos, não desistimos porque Cristo está conosco. Permanecemos na equipe, tendo Jesus como líder.
Apesar das avarias do barco (apontem para as extremidades retiradas), Cristo é nosso socorro; estamos no barco, porque somos integrantes do Reino, isto é de sua equipe e como bons atletas decidimos “Vestir a Camisa” do Reino de Deus.
– Perguntem: O que significa “Vestir a Camisa”?   Certamente as respostas terão o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação, estar motivado,
– Agora, solicitem aos alunos que abram a dobradura do barco. O que eles verão? Uma camisa!
A folha deve ficar dobrada ao meio, não abrir a folha completamente!
– Falem: Quem entra no Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está comprometido com a Palavra de Deus, com os valores do Reino.
– Leiam: II Cr 7.14.
– Perguntem: Estamos realmente vestindo a “Camisa do Reino”?
Ideia original de transformar a dobradura do barco em camisa: desconhecida.


Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!