Adolescentes – Lição 03: É Droga mesmo! – Aula Dinâmica

0
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
 – Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: Na aula de hoje estudaremos sobre drogas.
– Vejam algumas sugestões para esta aula, escolham pelo menos uma delas para a aula:
1 – Levem para a classe alguém que já foi dependente de drogas ou está em tratamento, para falar:
Como entrou no mundo das drogas.
O que mudou na sua vida pessoal e familiar.
Tratamento da dependência.
Mensagem para a turma.

2 – Vocês também convidar alguém do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas. Vejam mais informações sobre o PROERD acessando: www.proerdbrasil.com.br

3 – Caso vocês, não consigam alguém para a atividade do item anterior, vocês e os alunos podem conversar sobre situações que já conhecem de pessoas da família, vizinhos, colegas ou de relatos de casos divulgados na mídia, com envolvimento em drogas. O objetivo dessa reflexão é o de conscientizar os alunos quanto aos malefícios do uso das drogas.

4 – Organizem um esquete sobre drogas.
O que é um esquete? Refere-se a uma pequena peça de teatro, com duração de 10 minutos aproximadamente.
O texto pode ser elaborado pelos alunos, depois eles fazem a encenação.

5 – Vejam na Indicação de Leitura, material informativo para subsidiar esta aula; trata-se de duas cartilhas sobre drogas, no final há sugestões de vários filmes sobre o tema. Vale a pena conferir!


Drogas: Cartilha para pais de adolescentes
Acessem o link abaixo e leiam.

Drogas: Cartilha para educadores
Acessem o link abaixo e leiam.

6 – Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Drogas, tô fora!”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Drogas, tô fora!
Objetivo: Refletir e sensibilizar os alunos quanto ao perigo do consumo das drogas.
Material:
03 cartolinas
03 pincéis atômicos
03 círculos: um vermelho, um amarelo e um verde
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
– Dividam a turma em 03 grupos.
– Distribuam para cada grupo uma das perguntas abaixo:
Pergunta para o grupo 01: O que leva um jovem a consumir drogas?
Entreguem para este grupo 03 tiras de cartolina e 01 pincel atômico.
Pergunta para o grupo 02: O que leva um jovem a rejeitar o consumo de drogas?
Entreguem para este grupo 03 tiras de cartolina e 01 pincel atômico.
Pergunta para o grupo 03: Qual deve ser a atitude de um jovem quando lhe oferecerem droga?
Entreguem para este grupo 03 tiras de cartolina e 01 pincel atômico.
– Organizem no quadro os 03 círculos: vermelho, amarelo e verde, um abaixo do outro, como se fosse um semáforo.
– Agora, peçam para o grupo 01 que leiam a pergunta.
Depois, falem: Neste semáforo o que pode representar esta atitude?
Aguardem as respostas.
Quem consome é porque entrou no mundo das drogas. Então, no semáforo, é o círculo verde, simbolizando acesso e aceitação para seguir este consumo.
Então, agora, coloquem ao lado deste círculo, as 03 tiras de cartolina. Leiam e comentem sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
– Agora, peçam para o grupo 02 que leiam a pergunta.
Depois, falem: Neste semáforo o que pode representar esta atitude?
Aguardem as respostas.
Quem rejeita é porque não entrou no mundo das drogas, permaneceu no seu lugar, com convicção, de rejeitar a droga. Então, no semáforo, é o círculo vermelho, simbolizando não aceitação para seguir este caminho do consumo de drogas..
Então, agora, coloquem ao lado deste círculo, as 03 tiras de cartolina. Leiam e comentem sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
– Agora, peçam para o grupo 03 que leiam a pergunta.
Depois, falem: Falta apenas, o círculo amarelo. O que pode representar esta atitude?
Aguardem as respostas.
Representa que está atento aos malefícios que a droga pode causar no mundo das drogas, permanecendo no seu lugar, mais alerta quanto ao que lhe oferecem.
Então, agora, coloquem ao lado deste círculo, as 03 tiras de cartolina. Leiam e comentem sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
– Para concluir, leiam: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” 
(1 Pedro 5:8).


Por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!