Adolescentes – Lição 05: Trabalhando em Equipe – Dinâmica

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como tema o trabalho em equipe.


– Depois, utilizem a dinâmica “Trabalhando em Equipe”.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Trabalhando em Equipe
Objetivo: Refletir sobre a importância do trabalho em equipe.

Material:
Uma bala para cada aluno

Procedimento:
– Entreguem para cada aluno uma bala.
– Peçam para que eles abram a bala usando apenas uma de suas  mãos.
– Observem as tentativas:
Certamente a maioria terá dificuldade e não conseguirá abri-la.
É muito raro alguém conseguir abrir usando apenas uma das mãos.
Observem se alguém pedirá ajuda a outra pessoa. Caso isto não aconteça, falem que há esta possibilidade, pois não estava proibido o uso das mãos de outra pessoa.
– Agora, peçam para que os alunos abram a bala usando as duas mãos.
– Depois, reflitam sobre:
A dificuldade do trabalho isolado – abrir a bala com apenas uma mão.
A importância do trabalho em equipe – abrir a bala usando as duas mãos ou com ajuda do colega.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Ideia original do uso da bala em dinâmicas desconhecida.


Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!