1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Antes de falar sobre o tema da aula, perguntem para os alunos:
Que horas eles se acordam?
Acordam sozinhos?
Usam o despertador?(mostrem um despertador, façam ele funcionar)
Alguém fica chamando muitas vezes?
Que atividades fazem durante o dia, além de ir para a escola?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina, de forma objetiva.
– Agora, falem que o tema da aula será sobre a preguiça.
– Agora, utilizem a dinâmica “Bicho Preguiça”.
– Trabalhem os pontos levantados sobre o tema, contidos na lição.
– Para concluir aula, pequem novamente o despertador e falem: Que esta aula tenha sido um despertador para vocês, quanto a importância do tempo para dormir e também para realizar as outras tarefas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bicho Preguiça
Objetivo: Refletir sobre a preguiça e o trabalho através do comportamento do bicho preguiça e da formiga.
Material:
Figura do bicho preguiça
Figura de formigas ou formigas de verdade dentro de um frasco
Versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Perguntem: Que tipo de animal você acha que parece com você? Por quê?
Orientem que “parecer” não quer dizer que é igual, ou que apenas tenha algumas características físicas semelhantes, mas também leva em consideração atitudes e comportamento do animal.
Aguarde um pouco de tempo(3 minutos)
– Agora, peçam que cada aluno fale o nome do animal e a razão desta escolha.
– Depois que todos tiverem falado, façam um breve resumo do que você ouviu, dizendo: Observamos aqui que vocês apresentaram características positivas ou negativas do animal que você acha que parece com você.
– Agora, apresentem a figura de uma preguiça e peçam para que os alunos falem sobre o que eles conhecem sobre este bicho.
Na lição há algumas informações sobre este animal.
– Em seguida, falem: A lição de hoje vai tratar sobre a preguiça(não o animal), mas a falta de coragem para realizar as tarefas, dormir demais etc que muitas pessoas possuem.
Daí, a razão por que o bicho preguiça nos traz alguns ensinamentos sobre a preguiça que o ser humano pode apresentar.
– Depois, mostrem a figura de várias formigas ou formigas de verdade dentro de um frasco.
Vocês já observaram o comportamento das formigas?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que elas estão sempre em atividade, trabalhando.
– Perguntem: Vocês sabem o que a Bíblia fala sobre a formiga?
Depois, apresentem o versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Peçam para que os alunos leiam em conjunto, depois só as meninas, só os meninos e em seguida novamente juntos.
– Agora, trabalhem os pontos levantados sobre o tema, contidos na lição.
Vejam na orientação pedagógica como iniciar a aula, antes da realização da dinâmica e do estudo do tema. Vocês vão precisar de um despertador.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
1 comentário
Ok