Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
– Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
– Organizem um painel com figuras de corpos musculosos, pessoas com Bulimia e Anorexia, esportes radicais, bebidas energéticas e anabolizantes.
– Falem: Este painel retrata o do tema da aula de hoje.
O que vocês acham dessas figuras?
Aguardem as respostas.
– Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, através da dinâmica“Geração Saúde?”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Geração Saúde?
Objetivo: Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o corpo de forma exagerada.
Material:
01 bola pequena
08 Garrafas descartáveis de 1 litro
01 tubo de cola branca
Água ou areia
Nomes digitados: Bulimia, Anorexia, esportes sem segurança, dietas, bebidas energéticas, corpo perfeito, corpo atlético, anabolizantes.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
– Encham as 08 garrafas com água ou areia.
– Colem em cada garrafa uma das palavras: Bulimia, Anorexia, esportes sem segurança, dietas, bebidas energéticas, corpo perfeito, corpo atlético, anabolizantes.
– Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
– Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
– Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam acima), falem que vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.
– Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos alunos jogarem a bola para derrubar as peças do boliche, por exemplo: afastando as cadeiras, mesa etc.
– Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam situações que precisam ser “derrubadas”, para que os jovens ganhem pontos para sua saúde física.
– Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais garrafas.
– Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
– Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que todas as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a participação dos alunos.
– Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o corpo, fazer exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas com moderação, equilíbrio.
Ideia original desconhecida de dinâmica com o uso de boliche.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Postado por Sulamita Macêdo
Fonte: Atitude de Aprendiz
2 Comentários
Parabéns, feliz é aquele que aprende e coloca em prática !!
Otima dinamica, fiz a de domingo passado, e vou fazer essa tambem