Adolescentes – Lição 09: Trabalhando na Judeia – Dinâmica

0
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
– Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
– Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre fatos que ocorreram quando  Jesus  pregava na Judeia.
– Apresentem um mapa e mostrem o espaço geográfico referente a Judeia.
– Trabalhem os pontos levantados na lição.
– Para concluir, utilizem a dinâmica “Andando com Jesus na Judeia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Andando com Jesus na Judeia
Objetivo: Estudar sobre os acontecimentos do ministério de Jesus na Judeia.
Material:
13 figuras de pés em tamanho grande(pé direito e esquerdo)
Frases digitadas(vejam no procedimento)
01 mala pequena ou outro objeto semelhante
Papel ofício e lápis
Procedimento:
– Coloquem no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
Debaixo de cada pé deve estar colado uma  das seguintes frases:
Jesus no templo de Jerusalém
Parábola dos dois filhos
Parábola dos Trabalhadores maus
Parábola das bodas
Parábola do servo vigilante
Parábola das dez virgens
Devo pagar tributo?
No céu vai haver casamento?
Qual é o maior mandamento?
Cura dos cegos
Ressurreição de Lázaro
Paralítico de Betesda
Perseguição
– Aguardem os alunos. Observem as reações deles quando eles chegarem e virem o caminho formado pelos pés.
– Depois, falem: O ministério de Jesus também foi realizado na Judeia. E, na aula de hoje, vamos caminhar com Jesus por este caminho.
– Peguem a mala, abram e mostrem que está vazia. Por quê?
Leiam Lc 10.04 “Não leveis bolsa…”
– Depois, coloquem a mala no final do caminho.
– Falem: Jesus passou pela Judeia e neste lugar várias coisas aconteceram. Vamos conhecer?
– Então, peçam para que um aluno retire a 1ª primeira figura do pé e leia o que está por trás dela. Isto deve acontecer até a quinta figura do pé.
Depois, falem: Jesus ensinava por parábolas. Então falem resumidamente sobre as 5 parábolas e seu significado.
– Agora, peçam para que 03 alunos retirem as 03 figuras de pé seguintes.
Falem: No seu ministério Jesus fazia perguntas, mas estas perguntas lidas por vocês foram feitas para Jesus. Mas, quais as respostas de Jesus para estas indagações?
Leiam o que Jesus respondeu para eles.
– Agora, peçam para que 03 alunos peguem 03 figuras de pés, deixando apenas a última.
Os alunos devem ler e depois falem sobre mais outros milagres de Jesus, além daqueles estudados na lição anterior.
– Agora, outro aluno retira o último pé e ler. Em seguida, falem sobre as perseguições que Jesus sofreu.
– Falem: Nesta caminhada com Jesus, na Judeia conhecemos vários acontecimentos: o zelo dele pelo templo, a forma de ensinar usando parábolas, as respostas dele às perguntas feitas, os milagres e perseguições.
– Peguem a mala e falem: Vamos encher a mala com coisas que aprendemos com Jesus nesta caminhada?
Então aguardem as respostas dos alunos, escrevam num papel e coloquem dentro da mala.
– Depois, falem: Na caminhada cristã, precisamos ter como bagagem os ensinamentos do Mestre.


Por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!