EBD Em Foco

Adolescentes – Lição 10: Conhecendo os povos não-alcançados (Dinâmica)

0 101
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

 6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem que o tema da aula será sobre os povos não-alcançados.
– Iniciem o estudo da lição, perguntando o que significa a expressão “povos não-alcançados”.
Aguardem as respostas.
– Falem que há aproximadamente 8 mil povos não alcançados.
– Utilizem um mapa e apresentem dados sobre a janela 10/40, mostrando os países que integram esta faixa de terra, citando os nomes de cada um.
– Em seguida, perguntem: Quais as dificuldades para realizar a obra missionária?
Nesse momento, peçam aos alunos para apresentar a pesquisa sobre o país escolhido no domingo passado para uma viajem de faz de conta. Lembrem as perguntas sugeridas:
Como deve ser a preparação para a viajem?
Que língua fala este povo?
Quais os obstáculos políticos e religiosos para entrar nestes pais como missionário?
Quem vai financiar a viagem?
Qual o clima? Que tipo de roupa providenciar?
Quanto a culinária? Etc.
Escutem as respostas e complementem se necessário. É importante que o professor também realize a pesquisa, pois pode acontecer de algum aluno faltar ou não ter feito a atividade.
– Em seguida, utilizem a dinâmica “Povos não alcançados”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Povos não alcançados

Objetivo: Estudar sobre as dificuldades para evangelizar aos povos não alcançados.

Material:
Giz ou fita adesiva colorida
Placas com os nomes digitados: OBRA MISSIONÁRIA TRANSCULTURAL, POVOS NÃO-ALCANÇADOS.
Objetos variados para representar desafios

Procedimento:
– Depois da apresentação da pesquisa dos alunos(vejam acima), organizem um “caminho” na sala, delimitando-o com giz ou fita adesiva colorida.
 No final do caminho, coloquem alunos segurando placas com os seguintes nomes: OBRA MISSIONÁRIA TRANSCULTURAL, POVOS NÃO-ALCANÇADOS.
– Ao longo do caminho, coloquem objetos que representarão desafios, dificuldades para realização desta obra, com os seguintes nomes: DIFICULDADE GEOGRÁFICA, DIFICULDADE CULTURAL e DIFICULDADE ESPIRITUAL.
-Trabalhem estes obstáculos, fazendo os alunos mencionar o que eles observaram de dificuldades no país pesquisado. Depois, acrescentem mais informações de outros países.
– Depois, se possível, apresentem informações sobre missionários que estão trabalhando nestes lugares.
– Para concluir, façam uma oração pelos povos ainda não-alcançados, para que conheçam Cristo.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Comentários
Loading...
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: