Adolescentes – Lição 10: É bom Competir? – Aula Dinâmica

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como tema competição e cooperação.
– Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “Competindo”.
– Trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

 Dinâmica: Competindo

Objetivos:
Iniciar o estudo sobre competição
Promover momento de descontração

Material:
01 bexiga para cada aluno
01 pedaço de barbante(50 cm aproximadamente) para cada aluno
01 saco de lixo ou 01 lixeira

Procedimento:
– Entregar 01 bexiga para cada aluno e solicitar para enchê-la e dar um nó.
– Depois, entregar o pedaço de barbante e pedir que eles amarrem na bola.
– Em seguida, amarrem no tornozelo direito de cada aluno com a outra extremidade do barbante.

– Agora, forneçam as seguintes orientações:
Vocês vão estourar a bexiga dos colegas e ao mesmo tempo proteger sua bexiga. O vencedor será o último que estiver com a bola não estourada.
– Falem: Agora, podem começar!
É bastante rápida esta atividade e há barulho das bexigas sendo estouradas e também por causa dos gritos e risadas dos alunos. Então, é recomendável executar a dinâmica em local adequado.
– Solicitem para que eles recolham os barbantes e bexigas e coloquem dentro do saco de lixo ou lixeira.
– Depois, falem sobre a competição que houve entre eles e afirmem que este é o tema da aula de hoje.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.


Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!