EBD Em Foco

Adultos – Dinâmica: Lição 04: A Função Social dos Sacerdotes

Adoração, santidade e serviço - Os princípios de Deus para a sua Igreja em Levítico

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
 – Apresentem o título da lição: A Função Social dos Sacerdotes.
– Apresentem um cartaz com os nomes das 03 funções sociais dos sacerdotes, apontadas nesta lição(pode também colocar uma figura que represente o sacerdote):
Clínica
Sanitarista
Jurídica
Fazendo, dessa forma, chamará a atenção do aluno para o que será estudado.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir, apliquem a dinâmica “Examine-se!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Examine-se!
Objetivo: Reafirmar que Deus exige pureza e santidade do cristão.

Material:
01 espelho limpo
01 espelho embaçado(sujo)
01 flanela
01 limpador de espelho
Procedimento:
– Falem: Estudamos sobre as funções sociais da liderança sacerdotal. A função sanitarista objetivava a prevenção de doenças do povo israelita. As pessoas precisavam ser examinadas pelos sacerdotes por causa da lepra.
– Que exemplos podemos tomar para a nossa vida cristã?
– Apresentem os dois espelhos e peçam para que os alunos observem cada um deles. Depois eles devem falar sobre o tipo de imagem refletida.
– O espelho mostra a face externa, ao acharmos alguns defeitos visíveis na roupa, no sapato, no cabelo, na pele, na maquiagem etc, procuramos corrigi-los.
– Perguntem:
O que estamos refletindo?
O que estamos vendo? O que estão vendo em nós? As obras da carne ou o fruto do Espírito? Estamos observando e praticando os princípios bíblicos?
– A Bíblia afirma: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo…”1 Coríntios 11:28
– Devemos refletir a imagem de Cristo!
– Agora, limpem o espelho embaçado e falem: limpar o espelho observando os princípios bíblicos.
Para concluir, leiam: Tiago 1:23-24:
“Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era”.
Cuidado! Quem ouve e não cumpre a Palavra, não atentou, não fixou, não aprendeu para praticá-La. Daí, a necessidade de olhar para a Palavra com atenção, para que na nossa “face interna” haja mudanças.
Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

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