EBD Em Foco

Adultos:  Lição 06: A evangelização dos grupos desafiadores

0 51

adultos 3Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: A evangelização dos grupos desafiadores.
– Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Evangelho Inclusivo”.
– Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador “Discipulando”.
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador “Subsídio Pedagógico Discipulado 1” e “Subsídio Pedagógico Discipulado 2”, do currículo antigo. Façam bom proveito!

Dinâmica: Evangelho Inclusivo
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre evangelho para todos.
Refletir sobre a evangelização dos grupos desafiadores: Prostitutas, Homossexuais, Criminosos e Viciados.

Material:
04 placas, cada uma com 01 dos nomes: Prostitutas, Homossexuais, Criminosos e Viciados
Procedimento:
– Entreguem para 04 alunos as placas com os nomes: Prostitutas, Homossexuais, Criminosos e Viciados(01 placa = 01 aluno).
– Organizem os alunos em círculo.
– Os 04 alunos que estão com as placas devem se posicionar fora do círculo.
– Falem: Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”(Mateus 11:28-28).
– Peçam para que os alunos repitam o versículo.
– Falem: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16-16).
– Peçam para que os alunos repitam o versículo.
– Falem: Fomos alcançados pelo grande amor de Deus. Hoje, gozamos da salvação.
Mas, há aqueles que ainda não conhecem Jesus como salvador. Quem são eles? Olhem ao seu redor!
Repitam: Quem são eles?
Os alunos devem ler o que está escrito nas placas.
– Como temos agido diante destes 04 grupos desafiadores?
Temos nos fechado(peçam para que os que estão no círculo se juntem bastante), excluindo-os, por preconceito, medo…?
Estamos dispostos a cumprir o IDE para todos, de acordo com Marcos 16:15: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.
– Então, o que precisa ser feito?
Aguardem a atitude dos alunos com relação aos 04 alunos que estão fora do círculo.
Espera-se que eles se dirijam aos 04 e falem da salvação ou chamem para fazer parte do círculo.
Se os alunos não fizerem, orientem para que façam.
Por Sulamita Macedo.

http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Comentários
Loading...
%d blogueiros gostam disto: