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Adultos:  Lição 11: Melquisedeque abençoa Abraão (Dinâmica de Aula)

aultosProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição:
– Apresentem o título da lição: Melquisedeque abençoa Abraão.
– Coloquem no quadro ou cartolina o nome de Melquisedeque e Abraão. Depois apresentem o significado destes nomes.
Melquisedeque: Rei de justiça
Abraão: Pai de uma multidão
– Logo em seguida, Façam uma surpresa para os alunos, entregando o significado do nome de cada um. Para isto, vocês devem saber os nomes dos alunos, procurar em sites específicos o significados dos nomes deles
– Peçam para que os alunos expressem o que acharam do significado do nome e o que acham da escolha deste nome para eles/elas.
Para aqueles nomes que vocês não encontraram o significado, perguntem para o aluno quem escolheu esse nome e/ou conte algo relacionado a ele.
– Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir, utilizem a dinâmica “O alcance da bênção de Abraão”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Importante!!!

Para a conclusão do trimestre, sugiro que façam uma Mostra Cultural.
Quer saber como fazer?
Leiam o texto pedagógico “Mostra Cultural na EBD”, postado abaixo.

Dinâmica: O alcance da bênção de Abraão
Objetivo: Refletir sobre o alcance da bênção de Abraão.

Material:
Papel pequeno e colorido para cada aluno com a seguinte frase: “…em ti serão benditas todas as famílias da terra”(Gn 12.3).
Procedimento:
– Leiam Gênesis 12:1-3:
“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
– Falem: Acabamos de ler que através de Abraão todas as famílias da terra seriam abençoadas, inclusive a minha e a sua família. Mas de que forma?
Através da proclamação do evangelho, que nos alcançou! Isto já foi explicado na lição.
– Entreguem para cada aluno um papel pequeno com a seguinte frase: “…em ti serão benditas todas as famílias da terra”(Gn 12.3).
– Agora, oportunizem aos alunos um momento para que eles contem como foram alcançados pelo evangelho e também sua família. Para tanto, forneçam as seguintes orientações:
O aluno ler o conteúdo do papel que recebeu e conta de forma bem objetiva como foi alcançado pelo evangelho como também sua família.
E assim até que todos que desejem falar sobre a bênção da salvação.
Por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico
Mostra Cultural na EBD

Mostra Cultural ou Feira é uma atividade didática, objetivando uma exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, com tema definido, sob a orientação dos professores, ao longo de um determinado período de estudo, pesquisa e elaboração das atividades, proporcionando aprendizagem com investigação e criatividade.
Para uma Mostra Cultural é importante que sejam observados vários pontos, destacados a seguir:
– Reunir os professores e demais componentes da direção da EBD, para uma reunião, na qual serão explicados a proposta da feira e os itens importantes para sua execução. Uma representatividade dos alunos pode estar presente a esta reunião.
– Estimular os professores para que se sintam motivados e que haja integração e envolvimento dos alunos na proposta.
– Destinar e delimitar tempo para preparar o material, que deve ser preparado ao longo do trimestre pelos alunos no horário da EBD, como também em horário extraclasse.
– Marcar o dia da apresentação dos trabalhos. Este momento é chamado de Culminância.
– Escolher o tema da Mostra. Dividir os subtemas entre as classes, para que não haja repetição.
– Procurar diversificar a forma de apresentação dos trabalhos, tais como: curiosidades, cartazes, banners, filme, documentário, peça de teatro ou uma encenação simples, perguntas e respostas, desenhos ilustrativos, maquetes etc.
– Esclarecer para os alunos que a qualidade da apresentação dos visuais como do que vai ser falado são fatores importantes numa exposição.
– Os professores devem orientar os alunos sobre o que vai ser falado por eles no momento das apresentações. Partindo do princípio que pesquisas foram realizadas e há muito conteúdo lido, então é interessante fazer uma seleção de informações, para o momento de expor os trabalhos.
– Divulgar a Mostra Cultural para a Igreja nos cultos, convidando os membros e

congregados para o dia da exposição.
– Convidar pessoas do entorno da igreja ou de outras congregações para prestigiar o evento, diversificando e ampliando o público para a Mostra.
– Decidir se vai haver uma camiseta com o nome “Mostra Cultural”.
– Escolher o local de realização da Mostra Cultural e providenciar mesas, cavaletes, quadros etc., para colocar os materiais que serão expostos.
– Decidir qual a origem da fonte dos recursos financeiros para comprar material para exposição dos trabalhos.
– Registrar a Mostra Cultural, desde o momento de elaboração das atividades, a montagem e o dia da exposição. O registro pode ser com fotografias e filmagem.
– Organizar uma forma para os que estão apresentando os trabalhos possam visitar a Feira, se reversando na apresentação e na visitação aos stands.
– Organizar uma equipe para recepcionar os convidados e entregar um convite para participar da EBD e/ou dos cultos. Esta equipe deve ficar com um “Livro de Assinaturas” dos convidados, que podem colocar suas impressões sobre a exposição na saída do evento.
– Organizar um “Livro de Assinatura”, que nas páginas iniciais pode ser colocado o projeto da Mostra Cultural, depois as assinaturas e impressões dos visitantes e por fim um relato objetivo de como aconteceu o evento. Através deste livro de assinaturas fica registrado um memorial, que servirá de consulta para outros projetos.
– Elaborar um planejamento das atividades e nomes dos responsáveis e como vai ser o funcionamento de cada etapa.
– Fazer reuniões periódicas para saber como estão as ações em andamento e procurar minimizar e solucionar os entraves que possam impedir o sucesso da Mostra.
– Organizar a Mostra no dia anterior à culminância, com a montagem dos trabalhos. É interessante pensar também como vai ser a desmontagem e a destinação das atividades.
– Após o tempo da exposição no dia da Amostra, é bom reunir todos os envolvidos e convidados e fornecer um lanche.
– Realizar uma reunião para avaliar os pontos negativos e positivos da Mostra Cultural.
Que tal realizar uma Mostra Cultural neste trimestre? Então, mãos à obra!
Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

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