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Adultos: Os Dez Mandamentos – Valores divinos para uma sociedade em constante mudança Lição 12: Não Cobiçarás (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

Muito importante! Observem os 10 mandamentos do professor.

Os 10 mandamentos do Professor da Escola Dominical
1 – Não terás outra doutrina além da Bíblia Sagrada.
2 – Não darás aula sem apresentar figuras, imagens, ilustrações e outros recursos pedagógicos para melhorar o aprendizado.
3 – Não tornarás o momento da aula em vão, com uma aula desprovida de conteúdo e sem

metodologia criativa.

4 – Reservarás somente o sábado para preparar a aula? Nunca!!! A preparação deve acontecer durante a semana.
5 – Honrarás a presença dos alunos, com apresentação de conteúdo significativo e aulas prazerosas, participativas e dinâmicas.
6 – Não matarás o desejo do aluno de aprender. Ao contrário, estimularás o aluno a participar da aula, apresentando informações e realizando perguntas.
7 – Não adulterarás as informações sobre o tema da aula, com interpretações duvidosas, descabidas e desnecessárias.
8 – Não furtarás a atuação do Espírito Santo, com uma vida cristã sem oração, comunhão com Deus e leitura bíblica.
9 – Não farás falso testemunho de si mesmo, com palavras que não condizem com suas ações. Serás o exemplo daquilo que ensinas.
10 – Não cobiçarás o conhecimento do outro. Procurarás também estudar a Palavra de Deus com seriedade, preparando-te para ministrar aulas com conteúdos e métodos adequados.
Por Sulamita Macedo.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o 10º. mandamento – Não Cobiçarás.
– Depois, procurem estabelecer diferença entre desejar e cobiçar.
– Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre a cobiça, através de um fato bíblico: a vinha de Nabote que foi cobiçada por Acabe.
– Façam um relato objetivo sobre o ocorrido, conforme lemos em I Rs 21. 1 a 16.
Acabe cobiçou a vinha de Nabote e fez uma proposta para comprá-la ou trocar por outra melhor, porém não houve acordo, pois Nabote afirmou que não poderia desfazer-se da herança dos seus pais.
Acabe não gostou deste resultado, ficou indignado e sem comer. Sua esposa Jezabel, arquitetou um plano para exterminar a vida de Nabote, levantando falso testemunho contra ele e morreu apedrejado. Acabe tomou posse da vinha de Nabote.
– Depois, reflitam sobre quais lições podemos tirar deste episódio?
A cobiça mudou o comportamento do rei
Ele teve ajuda de usa esposa
As consequências da cobiça
– Em seguida, perguntem: Quais mandamentos eles transgrediram?
Não cobiçarás
Não darás falso testemunho
Não furtarás
Não matarás
– Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
– Para concluir, apliquem a dinâmica “De Olho na Vinha”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: De Olho na Vinha!

Objetivos:
Contextualizar o tema da cobiça, através do fato bíblico da vinha de Nabote cobiçada por Acabe, para a vida dos alunos.
Refletir sobre as atitudes do cristão para se defender dos ataques do inimigo.

Material:
Mesa ou bandeja
Uvas (lavadas)
Suco de uva
Copos descartáveis pequenos(tipo cafezinho)
01 saco para lixo
Nomes digitados: raposas(2) e raposinhas(2)
Versículos digitados:
Número 01:  “Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
Número 02: “Apanhai-me as raposas, as  raposinhas,  que fazem mal às vinhas, porque  as nossas vinhas  estão em flor”. Ct 2.15
Número 03: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé…”. I Pe  5. 8 e 9b.

Procedimento:
– Organizem uma mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
– Separem 4 alunos e coloquem neles os nomes digitados raposas e raposinhas.
Deem as seguintes orientações para as “raposas” e as “raposinhas”: devem ficar do lado externo do círculo, andando e aguardando o momento de tentar entrar no círculo(quando for lido o versículo número 2). Não há necessidade de empurrar ou machucar alguém. Caso elas consigam entrar no círculo, devem pegar as uvas e sair do círculo. Os demais alunos não devem saber desta orientação.
– Organizem os demais alunos em círculo ao redor da mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
Orientem para que os alunos fechem bem o círculo. Vocês professores também entram no círculo.
– Entreguem para 03 alunos os versículos digitados(01 para cada) e falem que será dado o comando para que leiam.
– Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 01, leia o conteúdo nele escrito:
 “Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
– Falem: Qual o fruto da videira?
Certamente os alunos vão dizer que é a uva.
– Então, apontem para o centro do círculo, onde estão as uvas e falem: Temos aqui o fruto da videira e o suco deste fruto.
Falem ainda que nós fazemos parte da vinha do Senhor.
– Falem: Mas… Há sempre alguém que quer roubar, destruir a vinha, penetrando quando há brechas.
– Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 02, leia o conteúdo nele escrito:
“Apanhai-me as raposas, as  raposinhas,  que fazem mal às vinhas, porque  as nossas vinhas  estão em flor”. Ct 2.15
Nesse momento, as “raposas” e as “raposinhas” devem tentar entrar no círculo.
Caso alguma “raposa” ou “raposinha” entre ou não no círculo, façam uma reflexão sobre a vigilância, fidelidade, oração, leitura bíblica, firmeza de fé.
– Falem: Estes pontos representam o cuidado com a vinha, tenhamos cuidado para não perdermos a nossa herança.
– Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 03, leia o conteúdo nele escrito:
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé…”. I Pe  5. 8 e 9b.
– Agora, peçam para que os alunos façam uma relação entre o que eles acabaram de vivenciar na dinâmica e o que estudamos sobre a Vinha de Nabote.
 – Para concluir, sirvam as uvas e o suco para seus alunos.
Observação: Não sujem o ambiente, utilizem o saco de lixo.
Ideia original desconhecida da dinâmica utilizando círculo fechado com tentativa de penetração no círculo por algumas pessoas.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Sugestão para a conclusão do trimestre:



01 – Dinâmica: O Mandamento do Amor
Objetivo: Concluir o estudo sobre os 10 mandamentos, resumindo-os  do amor a Deus e ao próximo.
Material:
01 relação dos 10 mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras digitadas: Amor, Deus, Próximo
01 coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada aluno
01 quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
– Distribuam os 10 mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
– Peçam para que os alunos apontem quais os mandamentos que se referem a Deus e ao próximo.
– Dividam o quadro em 02 colunas, numa escreva DEUS, na outra a palavra  PRÓXIMO.
Peçam para que os alunos fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.
Espera-se que o resultado seja este: 04 primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos ao próximo.
Não terás outros deuses diante de mim
Não farás para ti imagem de escultura
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Santificarás o sábado
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
– Depois, solicitem que leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos 10 mandamentos: Amar a Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.
– Falem: Os 4 primeiros mandamentos fazem referência ao relacionamento vertical, isto é, com Deus, a parte espiritual. Os 6 últimos referem-se ao relacionamento horizontal,  com o próximo, a parte social.
– Em seguida, coloquem um coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
– Perguntem: A quem amamos?
Aguardem as respostas, que deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se resumem em: a Deus e ao Próximo.
– Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
– Falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo.
– Falem: O que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus, conforme lemos em I  Jo 3:17-18:
“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.
– Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
Por Sulamita Macedo.

02- Dinâmica: Os 10 Mandamentos
Objetivo: Concluir o estudo sobre os 10 mandamentos.
Material:
Folhas de papel ofício
01 tesoura
01 caneta

Procedimento:

Antes da aula:
– Cortem várias folhas de papel ofício em 04 pedaços.
– Em cada pedaço escrevam 01 mandamento.
Observações:
A quantidade de papéis, para um mesmo mandamento, vai variar de acordo com a quantidade de alunos da classe.
Para o primeiro bloco dos 04 primeiros mandamentos, pelos menos 08 papéis, sendo que cada mandamento estará repetido 02 vezes.
Para o segundo bloco dos últimos 06 mandamentos, pelos menos 12 papéis, sendo que cada mandamento estará repetido 02 vezes.
Para distribuir corretamente, é bom primeiro contar quantos alunos estão na classe, para que todos os mandamentos do 1º. bloco ou do 2º. bloco sejam entregues, mesmo repetidos, o que não pode acontecer é  a falta de algum mandamento.
Se sua classe tiver pelo menos 24 pessoas presentes no momento da aula, há condições de realizar a dinâmica sem dividir os mandamentos em 02 blocos.

Na aula:
– Distribuam para cada aluno 01 cartela contendo 01 mandamento do primeiro bloco.
Não terás outros deuses diante de mim
Não farás para ti imagem de escultura
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Santificarás o sábado
– Em seguida, peçam para que cada aluno leia qual o mandamento e procure outros colegas com o mesmo mandamento.
– Façam a seguinte orientação: Quando eles encontrarem o colega com o mesmo mandamento, peçam para que eles pensem sobre o que estudaram o mandamento e depois eles devem falar para a turma.
– Agora, vocês devem fazer o mesmo procedimento com os mandamentos do 2º. Bloco.
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
– Se sua classe tiver pelo menos 24 pessoas presentes no momento da aula, há condições de realizar a dinâmica sem dividir os mandamentos em 02 blocos.
– Depois, falem que os 10 mandamentos se resumem em 02, conforme lemos em Marcos 12: 30 e 31, de acordo com as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.
Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

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