Conselhos aos professores da EBD – Professores de Senhores

0

A Classe de Senhores definitivamente tem seu diferencial: a maior parte dos obreiros da igreja estão nela (ou deveriam estar). É uma classe que, pelo seu grau de maturidade, exige um pouco mais de conhecimento do professor e de uma sábia e moderada interação. Os homens gostam muito de questionar, e não raras vezes com perguntas capciosas com as quais o professor deve evitar embaraços.

O professor de Senhores precisa ter maturidade cristã para trabalhar com essa classe, visto que dele será cobrado domínio do conteúdo e experiência de vida para transmitir firmeza no ensino. Professores que estacionam no plano superficial do conteúdo, lendo apenas a revista e fazendo comentários rasos irão contribuir para a evasão em massa dos seus alunos. Algumas vezes existirão debates em torno de temas polêmicos, e o professor precisa ter discernimento para mediar esses debates, não permitindo jamais que contendas e dissensões sejam incitadas por opiniões divergentes. Deve-se aproveitar a bagagem de conhecimento dos alunos e integrá-los na aula, moldando as opiniões particulares às verdades inegociáveis da Palavra de Deus.

Geralmente os pastores da igreja quando não estão dando aula em outra classe, costumam se matricular como alunos da Classe de Senhores. Nesse sentido é preciso ter cuidado para não expor os líderes da igreja ao constragimento, fazendo perguntas tendenciosas ou confrontando seus comentários. Lembre-se: você é professor de sua classe, mas seu pastor é líder sobre você e deve ser respeitado e honrado como tal. Se tiver alguma divergência de pensamento, procure ser respeitoso e humilde na exposição de sua idéia, mas nunca esquecendo: o que prevalece é a Bíblia Sagrada!

Como chefes de família e líderes na igreja, os senhores precisam ser orientados e ensinados de modo a exercerem com prudência a sua função no lar e no ambiente eclesiástico. Portanto, exorte-os sempre a meditarem nas Escrituras, darem bom testemunho, conduzirem suas casas no temor do Senhor, e cumprirem com fidelidade a missão que lhes foi entregue! Aprofunde o estudo da Bíblia com eles, instigue cada um deles a manusearem bem a Palavra da verdade, prepare questionários para eles responderem esporadicamente sobre o conteúdo das Lições, e tenha como objetivo ser um bom treinador de líderes!

Autor: Desperta Jovem
Créditos de imagem: Desperta Jovem

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!