EBD Em Foco

Dinâmica Adultos:  Lição 05: Amando e Resgatando a Pessoa Desgarrada

As Parábolas de Jesus: As Verdades e Princípios Divinos para uma Vida Abundante

0 364

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina:Amando e Resgatando a Pessoa Desgarrada.
– Falem: Nesta lição vamos estudar sobre as parábolas da ovelha perdida e da dracma perdida.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Para iniciar o estudo sobre da parábola da Ovelha Perdida, utilizem a dinâmica “A Ovelha Perdida”.
Para iniciar o estudo sobre da parábola da Dracma Perdida, utilizem a dinâmica “A Dracma Perdida”.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir, apliquem a dinâmica
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Ovelha Perdida
Objetivo: Iniciar o estudo sobre da parábola da Ovelha Perdida.

Material:
Cadeiras
Procedimento:
– Organizem as cadeiras em círculo.
– Os alunos devem permanecer fora do círculo.
– Falem: Vamos fazer de conta que aqui é um aprisco, isto é, um lugar onde os pastores levavam as ovelhas.
Neste momento, andem com os alunos pela sala, fazendo voltas se houver espaço até chegar ao aprisco, entrando com os alunos no círculo.
– Depois, comecem a contar os alunos, aqui representando as ovelhas.
– Em seguida, falem: Está faltando 01 ovelha!
Observação: vocês devem combinar com um aluno para se esconder em local próximo a sala. Este combinado deve acontecer antes da aula começar.
– Agora, comecem a procurar a ovelha perdida.
– Para finalizar, cheguem com a ovelha e de forma alegre diga: Encontrei a ovelha perdida.
– Em seguida, falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre a Parábola da Ovelha Perdida.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: A Dracma Perdida
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a parábola da Dracma Perdida.

Material:
01 caixa pequena e dourada
10 moedas de chocolate envolvidas em papel dourado
Observação: vocês encontram este tipo de moeda nas lojas que vendem balas e afins.
Procedimento:
– Apresentem uma caixa pequena e dourada. Dentro dela deve estar 09 moedas.
– Falem que nela há algo de muito valor.
– Peçam para que os alunos olhem o que é.
– Falem: Estas 10 moedas eu guardei aqui, pois elas têm muito valor. Vou contar para ver se estar tudo certo.
– Então, peçam aos alunos para contar com vocês a quantidade de moedas.
O total será de 09. Conte novamente. O resultado será 09.
– Então, falem: Perdi uma moeda. Ajudem-me a encontrá-la.
Os alunos devem procurar a moeda até encontrá-la.
Observação: antes da aula começar, vocês devem esconder 01 moeda na classe em um lugar não muito fácil, para dar um certo trabalho.
Caso não encontrem a moeda, façam aquela brincadeira “Está quente, está frio”, até que encontrem.
– Depois, falem que na aula de hoje será sobre uma parábola de Jesus que trata de um assunto semelhante a este.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
– Se houver condições, distribuam 01 moeda de chocolate para cada aluno.
Por Sulamita Macedo.

Fonte Atitude de Aprendiz

Comentários
Loading...
%d blogueiros gostam disto: