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Dinâmica da Lição 07: Sobre a vingança e o amor (Discipulando 4º Ciclo)

Licoes Biblicas_Discipulando_07 (Cópia)Postado por Escriba Digital 

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
– Cumprimente-os, abrace-os.
– Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
– Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
– Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
– Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
– Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
Para a aula de hoje apresentamos as seguintes sugestões:
– Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Sobre a vingança e o amor.”
6 – Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Para o encerramento da lição sugerimos a dinâmica “Perdão é melhor do que vingança”.

- EBD INTERATIVA -

Dinâmica: Perdão é melhor do que vingança
Objetivo:
Levar os alunos a perdoar aquele que os ofendem
Material didático:
Pedras de tamanhos médios e uma bola.
Atividade didática:
Fazer uma brincadeira (técnica) para que os alunos percebam o que acontece quando guardamos mágoas, ressentimentos, quando não perdoamos alguém por algo que ele fez de errado conosco.
Inicie a brincadeira solicitando aos alunos façam de conta que alguém atirou uma pedra neles e cada um resolveu ficar com a pedra para devolvê-la quando a pessoa o dia aparecer. Só que essa pedra não pode ser largada nunca. Assim, todas as atividades que eles realizarem deve estar carregando a pedra em uma das mãos. Leve pedras de acordo com o número de alunos (não muito grande e nem muito pequenas) e distribuir uma pedra para cada aluno.
Com uma das mãos sempre segurando a pedra, peça para que os alunos realizem as seguintes atividades:
– Bater palmas;
– Fazer um círculo de mãos dadas;
– Fazer de conta que estão tomando banho (lembrar que a pedra não é o sabonete);
– Fazer de conta que estão jogando vídeo-game;
– Solicite que passem a bola um para o outro, lembrando sempre que não podem largar a pedra.
Após cada atividade pergunte se foi fácil ou se encontraram alguma dificuldade na realização das tarefas. Também pode acontecer de a pedra cair durante alguma atividade. Mesmo que alguns digam que acharam fácil, deve ser ressaltada a dificuldade.
Proponha a eles outros exemplos. E se vocês fossem: passear, comer, correr, escrever, nadar, andar de bicicleta. Lembrando sempre que levam a pedra em uma das mãos em tudo que fizerem. E se guardaram a pedra para devolver a pessoa que atirou e ela nunca mais apareceu? Adiantou guardar a pedra?
– Procure idealizar para os seus alunos que o que eles seguraram não foi uma pedra, mas um desejo de vingança por uma mágoa guarda que ainda não foi perdoada.
Será que uma mágoa, um desejo de vingança atrapalha a vida de quem a carrega? Sim. Será um peso, como a pedra. Machuca como a pedra, impede quem a carrega de fazer uma porção de coisas boas.
– Como amar e perdoar? Não alimentando desejo de vingança. Não ficar lembrando, não ficar contando o que aconteceu para todas as pessoas que encontrar, não desejar o mal. Se relembramos, sofremos de novo. Perdoar com o coração.
– Quando amar e perdoar? Sempre. Lembrar da passagem em que Pedro se aproxima de Jesus e lhe pergunta: Senhor, quantas vezes perdoarei ao meu irmão quando pecar contra mim? Será até sete vezes? Jesus lhe respondeu: Não vos digo que apenas sete vezes e sim setenta vezes sete (Mt 18.21,22).
– O que Jesus quis dizer com essas palavras? Que não há limites para o perdão. Jesus nos ensina a perdoar e amar sempre.
– O que acontece quando não amamos nem perdoamos? Fica um peso em nosso coração, causando tristezas, nos impedindo de fazer muitas coisas boas. É como se carregássemos uma pedra na mão sempre. É como se um veneninho fosse aos poucos entrando no nosso corpo, podendo nos causar doenças.
Lembrar da oração do Pai Nosso, a passagem em que diz: E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores (Mt 6.12).
– A quem perdoar? A todas as pessoas que nos ofendeu e quantas vezes for necessário.
– O que acontece com a gente quando perdoamos alguém? Emitimos bons sentimentos. Tiramos um peso das costas (a pedra), sentimos um alívio, inclusive nossa saúde melhora.
– repetir as atividades que foi feita no início, porém, sem a pedra na mão para que eles percebam a diferença. Salientar que o mesmo acontece quando perdoamos e amamos as pessoas (ficamos mais leves, mais felizes).

– Faça uma lista das pessoas que te ofendeu e escreva os motivos dessas ofensas, e orem juntos por essas pessoas.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um “show” de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Escriba Digital

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