Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Dinâmica e Extras – Lição 07: A Vinha de Nabote

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

– Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
– Falem do tema da aula: A Vinha de Nabote.
– Perguntem: O que  aconteceu com Nabote?
Aguardem as respostas.
A partir das ideias dos alunos façam um relato sobre Nabote, não se esquecendo de falar sobre:
A propriedade de Nabote: uma vinha produtiva(apresentem uma figura de uma vinha ou cachos de uvas).
Herança de Nabote não podia ser vendida.
Local da vinha: vizinha a casa de campo do rei Acabe.
Objeto da cobiça de Acabe: propriedade de Nabote
Tentativa de acordo para a compra: rejeitada por Nabote mesmo sendo vantajosa.
Proposta do rei Acabe: uma vinha
melhor ou dinheiro
Comportamento de Acabe após a negativa de Nabote.
A intervenção de Jezabel: a trama, falso testemunho
A morte de Nabote e sua família: apedrejados
Posse da vinha por Acabe
E o profeta Elias, onde entra nesta história? Levou para Acabe a sentença divina.
O arrependimento de Acabe e as consequências dos seus atos.
– Falem: O tema central desta lição é sobre cobiça, tendo como exemplo este episódio entre Acabe e Nabote.
Mas, o que é cobiça?
Definição do dicionário on-line: “Desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc; ambição: a cobiça pode acabar com algumas amizades.
Obstinação intensa para conseguir algo”.
– Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa.
– Para finalizar, utilizem a dinâmica “De Olho na Vinha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto Pedagógico: A utilização de Recursos Visuais na EBD
            A todo o momento recebemos estímulos visuais e também auditivos que objetivam chamar nossa atenção, para determinados fins.
            Na Educação Cristã, os recursos visuais são também fonte de motivação para o ensino, tanto para crianças como para adultos.
            Mas, o que são recursos visuais? Entende-se que são imagens que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, por exemplo: gravuras, objetos, mapas, cartazes, slides, filmes  etc.
            Vejamos, então algumas vantagens de sua utilização:
            – Desperta a atenção
            – Estimula o interesse e a percepção
            – Torna a aprendizagem mais rápida
            – Aumenta a retenção da aprendizagem
            – Motiva a apresentação e o aluno
            – Torna a aula mais atrativa
            Sabendo dessas vantagens, o professor deve utilizar, sempre que possível, os recurso visuais, nas aulas da EBD, agregando também outras formas de facilitação da aprendizagem, conforme sua criatividade e condições.
            Há uma pesquisa, muito difundida no meio educacional, que aponta o percentual de retenção da aprendizagem de acordo os sentidos envolvidos no ensino:
            O aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz
            Observem que quando apenas ouvimos durante a aula, retemos apenas 20% do que foi falado. Mas, o percentual aumenta para 50% quando, além da fala, há elementos visuais. E vai aumentando quando participamos, refletimos e praticamos. Então, quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais eficaz ela será!
            Então, professor, além de sua fala, agregue outros recursos ao ensino, buscando a participação do aluno para que haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do tema, tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança de paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e os alunos escutando… Para que na verdade isto aconteça é imprescindível uma tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
            “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve, compreende a palavra e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta e outro trinta.” Mt 13.23
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: De Olho na Vinha!
Objetivos:
Contextualizar o tema da aula “A Vinha de Nabote” com a vida dos alunos.
Refletir sobre as atitudes do cristão para se defender dos ataques do inimigo.

Material:
Mesa ou bandeja
Uvas (lavadas)
Suco de uva
Copos descartáveis pequenos(tipo cafezinho)
01 saco para lixo
Nomes digitados: raposas(2) e raposinhas(2).
Versículos digitados:
Número 01:  “Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
Número 02: “Apanhai-me as raposas, as  raposinhas,  que fazem mal às vinhas, porque  as nossas vinhas  estão em flor”. Ct 2.15
Número 03: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé…”. I Pe  5. 8 e 9b.

Procedimento:
– Organizem uma mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
– Separem 4 alunos e coloquem neles os nomes digitados raposas e raposinhas.
Deem as seguintes orientações para as raposas e as raposinhas: devem ficar do lado externo do círculo, andando e aguardando o momento de tentar entrar no círculo(quando for lido o versículo número 2). Não há necessidade de empurrar ou machucar alguém. Caso elas consigam entrar no círculo, devem pegar as uvas e sair do círculo. Esta orientação não deve ser escutada pelos outros alunos.
– Organizem os demais alunos em círculo ao redor da mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
Orientem para que os alunos fechem bem o círculo. Vocês professores também entram no círculo.
– Entreguem para 03 alunos os versículos digitados(01 para cada) e falem que será dado o comando para que leiam.
– Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 01, leia o conteúdo nele escrito:
 “Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
– Falem: Qual o fruto da videira?
Certamente os alunos vão dizer que é a uva.
– Então, apontem para o centro do círculo, onde estão as uvas e falem: temos aqui o fruto da videira e o suco deste fruto.
Falem ainda que nós fazemos parte da vinha do Senhor.
– Falem: Mas… Há sempre alguém que quer roubar, destruir a vinha, penetrando quando há brechas.
– Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 02, leia o conteúdo nele escrito:
“Apanhai-me as raposas, as  raposinhas,  que fazem mal às vinhas, porque  as nossas vinhas  estão em flor”. Ct 2.15
Nesse momento, as raposas e as raposinhas devem tentar entrar no círculo.
Caso alguma raposa ou raposinha entre ou não no círculo, façam uma reflexão sobre a vigilância, fidelidade, oração, leitura bíblica, firmeza de fé.
– Falem: Estes pontos representam o cuidado com a vinha, tenhamos cuidado para não perdermos a nossa herança.
– Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 03, leia o conteúdo nele escrito:
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé…”. I Pe  5. 8 e 9b.
– Agora, peçam para que os alunos façam uma relação entre o que eles acabaram de vivenciar na dinâmica e o que estudamos sobre a Vinha de Nabote.
 – Para concluir, sirvam as uvas e o suco para seus alunos.
Observação: Não sujem o ambiente, utilizem o saco de lixo.

Ideia original desconhecida da dinâmica utilizando círculo fechado com tentativa de penetração no círculo por algumas pessoas.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Postado por Sulamita Macêdo em 

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...