EBD Em Foco

Dinâmica – Lição 14: Entre a Páscoa e o Pentecostes

Adultos: Adoração, santidade e serviço - Os princípios de Deus para a sua Igreja em Levítico

0 274

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

  • Cumprimentem os alunos.
  • Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
  • Perguntem como passaram a semana.
  • Escutem atentamente o que eles falam.
  • Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
  • Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
    2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
    Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
    3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
    Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
    4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
    5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
    6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
  • Apresentem o título da lição: Entre a Páscoa e o Pentecostes.
    – Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
  • Para exemplificar o tema da Páscoa e o Pentecostes, utilizem uma das dinâmicas sugeridas: “O Cordeiro de Deus” ou “Pentecostes”.
    Lembrem-se de que é importante organizar o tempo de aula de forma que também haja espaço para conclusão do trimestre. Vejam sugestões abaixo!
    Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Cordeiro de Deus
Objetivo: Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus, nossa Páscoa, nos dá através do perdão.

Material:
01 objeto pesado ou uma fruta grande (melancia ou jaca).
Procedimento:
– Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que o homem carrega quando peca.
– Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.
– Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
– Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno responderá que está incomodado com o peso que está segurando.
– Falem que há uma solução para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
– Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?
Falem que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
– Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
– Afirmem que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, confessar suas culpas através da oração e abandonar o pecado.
Para concluir leiam: “…Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós”(1 Coríntios 5:7).
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Pentecostes
Objetivo: Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.

Material:
01 versículo bíblico em várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on line.
Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés, qu’il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu’il ait la vie éternelle.
Procedimento:
– Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
– Leiam Atos 2. 2 a 4.
– Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
– Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos.
– Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.
– Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou ensinar a pronúncia das palavras.
Por Sulamita Macedo.

Para realizar a conclusão do trimestre, sugiro a exibição do filme “Como era o primeiro Tabernáculo”, que proporcionará a retomada dos temas estudados e a contextualização dos assuntos com a vida cristã.
O filme tem duração de 06 minutos, que vocês encontram no YouTube. Vejam no link abaixo:

Fonte: Atitude de Aprendiz

Comentários
Loading...
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: