Discipulado 1 – Novos Convertidos Lição 11: O Discípulo e os Dons do Espírito Santo (Dinâmica)

0

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
– Falem do tema da aula: O Discípulo e os Dons do Espírito Santo.
– Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Presentes do Espírito Santo”.
– Trabalhem os itens da lição. Ao explicar sobre cada dom, escrevam no quadro o nome no quadro; dessa forma os alunos, ao final da explanação, terão uma visão geral de todos os dons apontados na lição.
– Para finalizar aula, leiam o texto “O Homem das Bíblias”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Presentes do Espírito Santo

Objetivo: Conhecer os tipos de Dons Espirituais


Material: 03 caixas de presente.
Na caixa 01 colocar papel digitado com os dons que manifestam a sabedoria de Deus: Palavra da Ciência, Discernimento de Espíritos e Palavra da Sabedoria.
Na caixa 02 colocar papel digitado com os dons que manifestam o poder de Deus: Fé, Dons de Curar e Operação de Maravilhas.
Na caixa 03 colocar papel digitado com os dons que manifestam a mensagem de Deus: Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação das Línguas.

Procedimento:
– Falem que os Dons Espirituais são concedidos pelo Espírito Santo ao povo de Deus. Eles podem ser considerados como valiosos presentes.
– Apresentem as 03 caixas de presente e distribuam para 03 pessoas da classe.
– Solicitem que abram as caixas, uma de cada vez.
– Ao abri-las, peçam para olhar o conteúdo do presente. Então, ao retirar o papel digitado, solicitem para que o aluno leia para a turma.
– Quando for lido os nomes de todos os dons, falem que este será o tema da aula deste domingo.
– Para concluir, leiam I Co 12.01,04,07 e 11 e falem da importância dos dons para a Igreja.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: O Homem das Bíblias
                Quando o grupo de jovens da igreja de Ricardo precisou de Bíblias para estudo, ele foi em busca de mais de 70 exemplares. Ele conseguiu o que eles precisavam, mas nunca parou de coletar e distribuir Bíblias.
                Pessoas e empresas doam dinheiro. Outros lhe dão Bíblias novas e usadas para compartilhar. O lema, escrito na van que ele usa para seu ministério, explica o seu simples desejo: “Precisa de uma Bíblia? Peça-me uma”. Ricardo é uma pessoa simples, um técnico em instalações hidráulicas e de aquecimento que faz esse ministério em seu tempo livre. Seu apelido na igreja é “o homem das Bíblias”.
                Você alguma vez desejou ter um ministério especial, como o de Ricardo? O Senhor deu a cada um de nós pelo menos um dom espiritual, a ser usado para os propósitos de seu reino. O apóstolo Paulo faz uma lista de diversos dons, em I Coríntios 12 e Romanos 12, e alguns são mencionados em I Pedro 4.9 a 11.
                Se você não sabe que dons você tem, trabalhe como voluntário num ministério de sua igreja que lhe interesse, ou supra alguma necessidade da qual alguém lhe falou. Então pergunte a si mesmo se você viu Deus fazer a obra através de você, e se teve alegria enquanto servia. Pergunte a colegas cristãos se eles acham que você tem um talento em alguma área. Peça que o Senhor o ajude a determinar onde você encaixa nos planos dele.
              O Senhor quer usar você também.


 Fonte do texto: Nosso Andar Diário

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!