EBD Em Foco

Entenda a reforma do ensino médio

O QUE MUDA NA REFORMA
Novo ensino médio será implementado a partir de 2018
O que muda Hoje Como vai ficar
Carga horária 800 horas por ano 1400 horas por ano.
A carga horária deverá ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais, em período integral. Nos primeiros cinco anos, ela deverá ser de pelo menos 1 mil horas.
Ensino integral Hoje, pouco mais de 5% dos estudantes do ensino médio estão matriculados em período integral. Em dezembro, o MEC divulgou a relação das primeiras 523 escolas de todo o país que irão receber recursos do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, o que representa 266 mil novas matrículas. No Paraná, 22 instituições foram selecionadas neste primeiro edital, o que corresponde a cerca de 2,7 mil novas matrículas em tempo integral.
Currículo Todos os alunos estudam os conteúdos das 13 disciplinas que compõem o currículo desta etapa, que têm duração de três anos. Os estudantes terão 60% do currículo comum, a ser definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os outros 40% serão destinados aos intinerários formativos, em cinco áreas de interesse a escolha do estudante: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Profissional.
Divisão da etapa Em três anos Por percurso. Após a conclusão de um itinerário formativo, o aluno poderá cursar outro, caso haja vaga.
Oferta Todas as escolas de ensino médio oferecem as 13 disciplinas do currículo. As escolas não são obrigadas a oferecer todos os itinerários formativos, mas devem contar com pelo menos um deles.
Disciplinas Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia são obrigatórias, hoje, durante os três anos do ensino médio. Português e Matemática continuam obrigatórias nos três anos do ensino médio. Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia, que haviam sido excluídas do texto original apresentado pelo executivo e motivado o movimento de ocupação das escolas , em 2016, passarão a ser obrigatórias apenas na BNCC, funcionando como matérias “optativas”. O Inglês também será obrigatório a partir do 6º ano do ensino fundamental.
Formação Hoje, somente docentes que fizeram curso de formação de professores podem dar aulas. Os professores poderão ser formados também em “faculdades isoladas”, e não apenas por universidades ou institutos superiores de educação. Os profissionais graduados em outras áreas também poderão dar aulas se cursarem complementação pedagógica. O texto também permite a contratação de profissionais com notório saber em sua área de atuação para os cursos de formação técnica e profissional.

 

Comentários
Loading...
%d blogueiros gostam disto: