EBD Em Foco

ESTUDO SOBRE FÉ – TIPOS DE FÉ

FÉ BÍBLICA
Em meio as várias definições do que seria a palavra FÉ encontramos nas escrituras a definição exata 
Em Hebreus Cap. 11.1:
“1 – ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” 
Há afirmações que dizem que a fé é algo abstrato que não se pode tocar, provar, por essa razão a ciência e fé seriam contrários entre sim (Sl 19.1,2).
(do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.
CRISTIANISMO 
Segundo a mentalidade cristã, todo o conjunto dos ensinos transmitidos por Jesus Cristo e seus discípulos constitui a “fé”. (Gálatas 1:7-9) A fé cristã baseia-se em toda a Bíblia como a Palavra de Deus, que inclui as Escrituras Hebraicas, as quais Jesus e os escritores das Escrituras Gregas Cristãs freqüentemente citaram em apoio das suas declarações. Segundo estas Escrituras, para ser aceitável a Deus, é necessário exercer fé em Jesus Cristo, e isto torna possível obter uma condição justa perante Deus.
 I – A IMPORTÂNCIA DA FÉ 
1 – A fé no Antigo Testamento. Na história bíblica percebemos que pela fé os homens viveram e aguardaram a promessa. Abraão foi considerado o pai da fé, porque acreditou que Deus era poderoso para ressuscitar o seu filho, se necessário. A fé é de tal importância que o capitulo 11 de Hebreus é considerado como a galeria dos heróis da fé. E conforme hebreus 11.2 pela fé os homens alcançaram testemunho. 
2 – A fé no Novo Testamento. Em Hebreus 11.6 está escrito que “Sem fé é impossível agradar a Deus”. E que tudo que se faz se não for por fé constituísse pecado (Rm 14.23).  
I I – TIPOS DE FÉ 
1-     Fé natural. É inato ao homem ele já nasce acreditando em alguma coisa. Acredita-se que ao entrar no avião ele chegará ao seu destino. Come acreditando que o alimento o fará bem. Trabalha acreditando no salário do final do mês.
 2-   Fé Salvadora. É que faz o homem se aproxima de Deus, pois para agradar-lhe é necessário acreditar que ele existe e é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6).
 3-   Fé Sobrenatural. Através dos dons do Espírito Santo, nosso fé é acrescentada e pela qual fazemos e acreditamos em milagres fora da razão humana. 
III – EXEMPLOS DE FÉ 
Figueira secou – Jesus demonstrou o uso da fé, pela figueira se secar após não achar fruto nela (Mt 21.18-22); 
Chuva – A oração feita com fé salvará o doente, Elias era homem sujeito as mesmas paixões mesmo assim orou para que não chovesse (Tg 5.15-18). 
Cura do coxo – Em nome de Jesus milagres acontece (Atos 3.4-6). 
Hebreus 11.7-40 – Pessoas que exercitarem sua fé em Deus e foram abençoados, chamados os heróis da FÉ.
 CONCLUSÃO 
Para vermos os milagres de Deus acontecer na nossa vida e em nosso meio é necessário exercitamos nossa fé, pois diz a palavra os sinais seguirão aos que crerem. Quem tem pouca fé, pode fazer iguais aos discípulos “Senhor aumenta a nossa fé”.
 Prof. Robson G, Santos

.
5 Comentários
  1. Paulo Diz

    Muito vom estudo. Vou usar nas minhas preleçoes. Deus abençoe.

  2. Marcello.Sylva Diz

    Paz.D.Senhor.Amygo…!!!…Ouve.um.Grande.Erro.Nesse.Seu.Estudo,Pois.Faltou.a.Fé.Mecionada.Em.GL.5.22.A.Fé.Como.Fruto.Portanto.Egystem.4.Typos.D.FÉ…..E.Não.3.Como.Vç.Mecionou….!!!!!

    1. Gabriel Campos Diz

      Marcelo, sinto muito discordar, mas em Gálatas 5:22 fala do fruto do Espírito e não relaciona a fé.

  3. Flávio Diz

    Muito bom, meus parabéns!

  4. Celso da Silva Diz

    Falar sobre fé, é muito difícil. Boa explanação. Apenas um comentário adicional a respeito da fé sobrenatural, eu dividiria em dois tipos: (1) aquela em que recebemos cura (qualquer pessoa) e (2) aquela em que somos usados para curar, privilégio de alguns (o dom de cura). Abraço.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!

%d blogueiros gostam disto: