Jovens e Adultos: Filipenses – Lição 12: A Reciprocidade do Amor Cristão – Dinamize sua aula!

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como título “A Reciprocidade do Amor Cristão”.
– Iniciem o estudo com a dinâmica “Amor em Ação”.
– Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualize o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Vejam as sugestões para a finalização do trimestre, logo abaixo da dinâmica “Amor em Ação”.

Dinâmica: Amor em Ação

Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o amor cristão.
Refletir sobre ajuda aos necessitados

Material:
Chocolates para a metade da turma
Obs: vocês se desejarem podem substituir o chocolate por pãezinhos, fatia de bolo etc.

Procedimento:
– Após trabalhar o termo Solidariedade, distribuam chocolates somente para a metade da turma. E, continuem falando sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Observem as atitudes dos alunos: Alguém certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai questionar porque não tem para todos etc.
Então, falem: As condições financeiras não são iguais para todos, há pessoas que tem o que comer diariamente, outras que estão passando por situações difíceis
– Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação dos chocolates vivenciada, agora, por vocês?
Aguardem que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não possuem.
– Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento com aqueles que estão passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a solidariedade.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
– Depois, organizem pelo menos uma forma de ajudar alguém. Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois é comum atender aos necessitados em situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.

Sugestões para Finalização do Trimestre

01 – Carta para a turma: Tendo em vista o tema estudado ter sido extraído de uma carta de Paulo aos filipenses, vocês podem elaborar uma carta para os alunos ou até mesmo solicitar ao superintendente ou ao pastor da igreja para escrevê-la.
No início da aula, falem que há uma carta endereça para a turma e que depois vocês vão ler; em seguida, coloquem a carta fixada no quadro ou em local de destaque.
Em momento oportuno, de preferência no final da aula, abram o envelope e leiam para a turma.
Depois entreguem uma cópia para cada aluno.

02 – Gincana
Organizar a gincana para sua turma ou até mesmo uma competição entre as classes. Elaborar as tarefas de acordo com o tipo de aluno envolvido. É interessante haver premiação.

03 – Encenação
Fazer uma encenação envolvendo os personagens Paulo, Timóteo, Epafrodito e os irmãos de Filipenses, com a seguinte situação: Paulo, na prisão, escreve para os filipenses, Timóteo e Epafrodito vão para Filipos.

04 – Dinâmica
Vejam esta dinâmica para a revisão dos temas estudados.

Dinâmica: O Remador

Objetivos:
Fixar e revisar conteúdos.
Desenvolver rapidez de raciocínio e ação.

Material:
Cartolinas(a quantidade dependerá do número de perguntas)
Pincel Atômico

Procedimento:

1 – Elaborar, antes da aula, perguntas para fazer a revisão das lições, escrevendo cada uma delas em uma cartolina.
Fica a critério do professor a escolha dos temas estudados no trimestre para elaborar as perguntas de acordo com o tipo de aluno e quantidade de grupos.

2 – Dividir os alunos em grupo, de acordo com o número de perguntas.

3 – Entregar para cada grupo uma cartolina e um pincel atômico, contendo uma pergunta.
– Caso não haja condição de utilizar cartolina, pois há necessidade de mesa para apoiá-la, use folhas de papel ofício e caneta.
– Cada grupo recebe uma pergunta diferente, já escrita na cartolina ou papel ofício.

4 – Dado um sinal pelo professor, os grupos começam a responder a questão que receberam, observando o tempo de 1 minuto.

5 – Após 1 minuto, o professor dá novo sinal e os grupos trocam de cartolina ou folha. Esse procedimento deve acontecer até que todos os grupos respondam todas as perguntas. Os participantes, quando receberem a folha do outro grupo, deverão acrescentar informações diferentes daquelas já escritas pelos colegas dos outros grupos.
Observação: Os alunos vão reclamar que o tempo é pouco, mas não se preocupe, pois a intenção da dinâmica é que todos os grupos colaborem com informações de forma rápida em tempo reduzido.

6 – Quando os grupos já tiverem respondido todas as questões, o professor deve apresentar as respostas, acrescentado outras informações ou corrigindo algo que julgar conveniente.
Ideia original desconhecida.


Esta versão por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!