Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Jovens e Adultos – Lição 12: Eliseu e a Escola dos Profetas (DINÂMICA)

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
– Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
– Falem do tema da aula: Elizeu e a Escola dos Profetas.
– Perguntem: O que vocês entendem por Escola dos Profetas?
Aguardem as respostas, anote-as no quadro e reserve.
– Depois trabalhem os seguintes pontos sobre a Escola dos Profetas:
Objetivos
Currículo
Metodologia
Livro texto
Local
Criador
Treinadores
Alunos
– Em seguida, perguntem: O que vocês agora entendem sobre  a Escola dos Profetas?
Esta é uma forma de avaliar o que foi transmitido e também de modificação de ideias sobre o tema, mediante a primeira pergunta lançada para a turma.
– Depois, utilizem a dinâmica “Mais doce que o mel”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Observação importante:
Que tal refletir sobre a EBD – a instituição de ensino da Palavra de Deus?
Os filhos dos profetas fizeram uma reflexão sobre o espaço da Escola dos Profetas, pois afirmaram que estava estreito, mas além da constatação tiveram iniciativa para agir e modificar o ambiente( II Rs 6. 1 e 2).
 Sigamos, pois, este exemplo!
Sugiro que este momento de reflexão seja ampliado em outros momentos para que a EBD cumpra de forma qualitativa seu objetivo.
Leiam o texto pedagógico “Pensando n(a) EBD”, para saber como realizar esta reflexão de forma coletiva.



Texto Pedagógico
Pensando n(a) EBD
            Para refletir sobre a Escola Bíblica Dominical, um bom começo é analisar a situação que está sendo vivenciada – chama-se isto de Análise Situacional.
            É importante uma reunião específica com a presença da superintendência, professores, alunos representantes das classes, pessoal da secretaria etc.
            Devem ser levantados pontos:
1-    Estrutura física: classes dentro do templo, salas para as turmas
2 – Dados estatísticos: a secretaria da EBD tem dados frequência e ausência de alunos e professores, evasão,
3 – Critérios para escolha dos professores
4 – Treinamentos dos professores
5 – Relações interpessoais: Superintendente x professores x alunos
6 – Currículo
7 – Metodologia das aulas
8 – Tempo de aula
9 – Material didático e equipamentos de apoio para as aulas
10 – Divisão de classes por idade ou por tipo de classe
11  – Alunos com necessidades especiais
12 – Retenção da aprendizagem
13 – Avaliação sistemática da EBD
Após análise destes pontos, o grupo terá uma visão geral da situação da EBD, tanto de pontos positivos e negativos, como os avanços e o que ocasionado os problemas etc.
Agora, é interessante refletir sobre quais os pontos podem ser melhorados de imediato, listando-os e prevendo ações que podem resolver ou minimizar a curto prazo os problemas detectados. Isto se chama Planejamento das Ações.
Depois, listam-se os pontos que, mesmo sendo importantes, não foram escolhidos pelo grupo como prioritários. Mas, deve haver ações previstas a médio e longo prazo para repensar a situação indicada.
Atacar muitas ações ao mesmo tempo pode gerar ansiedade e perda de objetividade devido a disponibilidade de tempo e condições que não dependem do grupo para sanar os problemas, mas isto não deve ser entendido como algo que não possa haver interferência do grupo com ações concretas.
Planejar as ações de forma simples e sem exageros, para dirimir os pontos levantados como problemas, com cronograma e responsáveis pelas atividades são fatores essenciais para o desenvolvimento a contento do trabalho a ser realizado.
Somando a isto, há a avaliação do que foi planejado para acompanhar o desenvolvimento das ações previstas. Isto é chamado de Acompanhamento e Avaliação.
Neste momento, o grupo percebe os avanços alcançados, as dificuldades que ainda persistem  e podem redirecionar e redimensionar novas ações e estratégias, pois o coletivo pode avaliar como inadequadas as ações iniciais.
Planejar ações coletivas para a melhoria da EBD é entender que a instituição de ensino da Palavra de Deus é primordial e, portanto, não deve ser feita de forma aleatória, improvisada. Mas, numa perspectiva coletiva é possível prever e agir para que a Escola Bíblica Dominical alcance maiores resultados no processo de ensino e aprendizagem.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Mais doce que o mel

Objetivo: Refletir sobre qual o tipo de coração está sendo lançado o ensino da Palavra de Deus.
Material:
Desenho de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
Figuras das 4 situações apresentadas na parábola do Semeador.
01 figura de coração
01 sachê de mel ou bala de mel

Procedimento:
– Leiam a parábola do semeador – Mt 13. 3 a 8.
À medida que a leitura for efetuada, vocês apresentam figuras que dizem respeito as 4 situações da parábola(semelhante a esta ao lado).
Se preferir, vocês podem utilizar material, como: desenho de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
– Dividam a turma em 04 grupos e passem o material ou a figura referente a cada situação (uma para cada grupo).
– Orientem para que cada grupo reflita sobre a situação da parábola, associando-a ao ensino da Palavra de Deus nos dias atuais.
– Em seguida, os grupos devem apresentar o resultado de forma objetiva.
– Apresentem a figura do coração e falem: Que o nosso coração esteja com solo preparado e fértil para receber a semente que é a Palavra de Deus.
– Depois, leiam Sl 119.103: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca”.
– Para finalizar, entreguem para cada aluno 01 sachê de mel ou bala de mel.
Por Sulamita Macedo.
Postado por Sulamita Macêdo
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...