Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual – Lição 01: O Livro de Êxodo e o Cativeiro de Israel no Egito

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Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
– Tema: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual
– Capa:
O que vemos?
Paredes de água, caminho enxuto, que nos remete ao episódio ocorrido com o povo de Israel ao atravessar o mar(Ex 14.22).
O que isto tem a ver com o tema?
Intervenção divina de livramento para os Israelitas, que estavam diante do mar e atrás o exército inimigo, na jornada para a terra prometida, com atitudes de fé e esperança nAquele que os havia tirado do Egito.

– Comentarista: Pastor Antonio Gilberto
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.

– Temas das lições do trimestre – apresentem da seguinte forma:
Falem: Neste trimestre, vamos estudar sob o livro do Êxodo. Os temas estão expressos nos títulos das lições. Vamos conhecê-los?
Então, peçam para que os alunos abram a lição no índice e leiam com eles os títulos das lições.

7 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 01.
– Falem: A lição de hoje tem como título O Livro de Êxodo e o Cativeiro de Israel no Egito.
– Dividam o tempo desta lição em 02 partes, a saber:
I – O livro do Êxodo:
Falar que este livro faz parte do Pentateuco e é o segundo livro da Bíblia
Apresentar as características principais do livro
Enfatizar a escravidão do povo de Israel no Egito
Falar sobre o clamor de libertação
II – A vida de Moisés
Falar que Moisés foi o homem escolhido por Deus para ser o libertador de Israel
Apresentar fatos da vida de Moisés, mencionados na lição. Cuidado para não entrar no tema da lição 02.
– Trabalhem este conteúdo, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
– Para concluir o estudo desta lição, utilizem a dinâmica “O Êxodo”.
– Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Projeto 2014”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Êxodo
Objetivo: Socializar como ocorreu o êxodo do mundo de pecado para o Reino de Deus.
Material:
02 correntes confeccionadas com papel

Procedimento:
– Após a explanação da lição, falem novamente que a palavra “Êxodo” significa “saída”, do povo de Israel do Egito, onde viviam escravizados, para a terra prometida. Contextualizando este tema, podemos dizer que já fomos escravizados pelo pecado, mas hoje somos livres.
– Escolham um aluno e falem que ele vai representar a humanidade.
– Falem:
O homem, antes de pecar, gozava da comunhão com Deus.
Mas, quando o homem pecou, o pecado o separou de Deus.
Tornando-se preso ao pecado e as garras do Diabo.
– Coloquem a corrente na mão do aluno, demonstrando a humanidade presa ao pecado.
– Leiam “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”(Rm 8.34).
– Depois, falem: Deus, com seu grande amor pela humanidade, providenciou uma forma de resgatar os homens e as mulheres, enviando Seu filho, Jesus Cristo, para que morresse e salvasse a humanidade, libertando-a do pecado e das garras de Satanás.
– Leiam “Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
– Depois, leiam “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(Jo 8.36).
– Nesse momento, o aluno deve retirar com força as correntes e demonstrar alegria pela libertação.
– Leiam, também: “Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”(Gl 5.1).
– Agora, peçam para que cada aluno, de forma objetiva, falem como aconteceu o êxodo do mundo de pecado para o reino de Deus.
Eles devem falar usando uma corrente nas mãos e depois solta a corrente quando falar do momento da conversão – a libertação.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Projeto 2014
Objetivo: Planejar metas e ações para 2014.
Material: ½ folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno.

Procedimento:
– Falem: Estamos iniciando mais um ano e precisamos pensar e planejar ações, metas e atos que pretendemos executar em 2014.
– Distribuam a metade da folha de papel ofício e a caneta para os alunos.
– Peçam que coloquem uma de suas mãos sobre o papel e a contornem.
– Falem que a mão representa ação, trabalho, atitude para que as ações planejadas sejam concretizadas.
– Solicitem que escrevam na mão pelos menos 05 ações que pretendem realizar em 2014.
– Falem também sobre a importância da elaboração dessas ações, pois torna visível o que se deseja e direciona as atitudes para a concretização desses objetivos.
– Leiam: Lc 14.28 e Ec 9.10.
– Façam uma oração pelos atos projetados pelos alunos.
– Solicitem que os alunos guardem este papel e quando as ações se realizarem, coloquem a data e socializem com a turma.


Por Sulamita Macedo.

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