EBD Em Foco

Jovens:  Lição 04: O juízo de Judá e de Jerusalém

JovensProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: O juízo de Judá e de Jerusalém.
– Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Porta-voz”.
– Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Porta-Voz
Objetivos:
Compreender e refletir sobre o significado da palavra “profeta” e sua função.
Refletir sobre o juízo profetizado pelo profeta Isaías.

Material:
03 mensagens escritas(pode ser um versículo bíblico)
Procedimento:
– Escolham uma pessoa da classe.
– Entreguem para ela uma mensagem escrita.
– Peçam para que transmita a mensagem para uma pessoa da classe. Quem receber a mensagem deverá saber quem a enviou.
– Escolham outra pessoa da classe, repitam o mesmo procedimento, só que a mensagem deverá ser para todos da classe.
– Escolham outra pessoa e combinem com ela(antes da aula) para que ela transmita uma mensagem diferente daquela que você deu para ela falar.
– Agora, reflitam sobre os seguintes pontos:
As pessoas escolhidas aqui para transmitir as mensagens, podem ser comparadas aos profetas que são porta-vozes de Deus.
Os profetas são devidamente autorizados para falar em nome dEle, proferindo mensagem de Deus para quem Ele quer.
Isto aconteceu nos dois primeiros casos, isto é, as duas mensagens iniciais foram dadas por vocês(professores) para que fossem transmitidas. Neste caso, os “profetas” foram fiéis na sua função.
A terceira pessoa não emitiu a mensagem que foi dada por vocês, mas proferiu uma mensagem criada por ela.
Isto nos faz pensar sobre os falsos profetas que falam em nome de Deus, todavia a mensagem não é dEle.
– Para concluir, falem: Nesta lição vamos estudar sobre a profecia proferida pelo profeta Isaías, que foi fiel a mensagem divina.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

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