Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Juvenis – Currículo do Ano 1: A Atualidade da Mensagem da Bíblia – Lição 01: Que Livro!

Professoras e professores, estamos iniciando mais um ano de atividades na EBD. Motivação, estímulo, compromisso, responsabilidade, preparação e oração são ingredientes que não podem faltar à vida daqueles que estão ensinando.Então, mãos à obra!
– Vamos pensar um pouco sobre o tempo de aula da EBD. Nas escolas seculares, a hora/aula dos turnos matutino e vespertino tem 50minutos de duração, enquanto no noturno 40m, com 5 aulas diárias.
 E na EBD, temos 01 aula semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos. Considero que é este tempo é pouco, o ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja o tempo destinado para a aula, deve ser bem utilizado. Sendo assim, preparem-se e promovam aulas criativas, dinâmicas e cativantes!
Destinem um pouco desse tempo(05 minutos no máximo), para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Vocês sabiam que aprendizagem também passa por vínculos afetivos?
– Agora, falem do tema do trimestreA Atualidade da Mensagem da Bíblia” e depois apresentem o título da lição 01: Que Livro!
– Perguntem:
 Vocês costumamfrequentar biblioteca da Escola?
O que encontramos numa biblioteca?
As respostas poderão introduzir a ideia de que a Bíblia é uma biblioteca, pois é um conjunto de 66 livros, podendo ser considerada uma “biblioteca ambulante” e nos proporciona a possibilidade de ser conduzida para onde desejarmos.
– Apresentem algumas curiosidades sobre a Bíblia, o tema centrale depois utilizem a dinâmica “Conhecendo o Tesouro”, para apresentar a organização e como está dividido o Livro Sagrado.
– Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Projeto 2013”, que tem como objetivo fazer com que os alunosplanejem metas e ações para 2013.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Conhecendo o Tesouro
Objetivos: 
Manusear a Bíblia de forma satisfatória.
Conhecer a organização da Bíblia: Antigo e Novo Testamento, sequência dos livros, divisão em capítulos e versículos, classificação dos livros.
Material: 01 Bíbliapara cada aluno.
Procedimento:
– Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a vida espiritual, digam que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.
– Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: Esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.
– Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página. Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é composta por 66 livros.
– Depois, falem sobre a classificação dos livros do Antigo e Novo Testamento. Se possível apresentem uma figura como esta abaixo ou mostrem as sessões no índice.
– Continuem falando: Para encontrar com facilidade um texto na Bíblia, os seus livros estão divididos em capítulos e versículos.
– Ainda observando o índice, peçam aos alunos para encontrar o Evangelho Segundo João capítulo 3, versículo 16. Orientem os alunos que este livro se encontra no Novo Testamento.
– Aguardem que todos encontrem este livro. Em seguida, falem que os números grandes são os capítulos, enquanto os pequenos são os versículos. Então, já que todos encontraram o Evangelho de João, vamos procurar o texto neste endereço: capítulo 3, versículo 16. Depois todos deverão ler o versículo em voz alta.
– Para concluir, solicitem para que os alunos façam outra busca, agora será Salmo 119, versículo 11. Depois peçam para que todos leiam: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. Então, falem da importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Projeto 2013
Objetivo: Planejar metas e ações para 2013.
Material:  ½ folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno.
Procedimento:
– Falem:Estamos iniciando mais um ano e precisamos pensar e planejar ações, metas e atos que pretendemos executar em 2013.
– Distribuam a metade da folha de papel ofício e a caneta para os alunos.
– Peçam que coloquem uma de suas mãos sobre o papel e a contornem.
– Falem que a mão representa ação, trabalho, atitude para que as ações planejadas sejam concretizadas.
– Solicitem que escrevam na mão pelos menos 05 ações que pretendem realizar em 2013.
– Falem também sobre a importância da elaboração dessas ações, pois torna visível o que se deseja e direciona as atitudes para a concretização desses objetivos.
– Leiam: Lc 14.28 e Ec 9.10.
– Façam uma oração pelos atos projetados pelos alunos.
– Solicitem que os alunos guardem este papel e quando as ações se realizarem, coloquem a data e socializem com a turma.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...