Juvenis – Currículo do Ano 1: Fundamentos da nossa fé Lição 13: Vivendo em Santificação – DINÂMICA

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Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre como viver em santificação.
– Perguntem: O que é Santificação?
Aguardem as respostas. Depois apresentem outras informações e formulem um conceito coletivo.
– Em seguida, leiam o texto “O Muro”, que possibilitará a reflexão da necessidade de um posicionamento quanto à santificação, não permanecendo em cima do muro. Se desejar utilize a mesma história em quadrinhos(vejam abaixo).
– Trabalhem o conteúdo da lição.

7 – Para fazer a conclusão do trimestre, realizem a seguinte atividade:
– Dividam a turma em 02 grupos.
– Entreguem para cada grupo: 01 caixa de massa de modelar, palitos de picolé, cartolina e tesoura.
– Peçam para que cada grupo monte uma casa com todos os objetos acima citados.
– Estipulem um tempo de 05 minutos e observem a atividade.
– Colem palavras ou frases, que representem cada lição, numa figura de uma pedra. Entreguem as “pedras” para os alunos e peçam para que leiam.
– Falem que cada vocábulo representa os fundamentos da nossa fé(tema deste trimestre).
– Depois, coloquem as pedras arrumadas formando o alicerce da casa.
– Falem: Estes fundamentos formam o alicerce da nossa vida cristã.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto de Reflexão: O Muro
                Havia um grande muro separando dois grandes grupos. De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leias de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus.
E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava com dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar

um pouco os prazeres do mundo… O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:

                – Ei, desce do muro agora… Vem para cá!
                Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:              
                – O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?
                Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:
                – É porque o muro é meu!
Autoria desconhecida.


História “O Muro” em quadrinhos – imagem acima

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