Juvenis – Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus relacionamentos Lição 09: Eu & o virtual – Dinâmica

0

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
– Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, por ede uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
– Falem que o tema da aula será sobre o uso da internet.
– Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Tô Ligado”.
– Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição que não foram abordados na dinâmica.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tô Ligado!
Objetivo: Trabalhar a importância da comunicação através de diversos meios de forma consciente.
Material:
01 globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita adesiva(se for usar uma bola)
Nomes digitados: MSN, Twiter, celular, internet, sala de bate-papo, chat, blog, facebook, sites.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
– Organizem as cadeiras em círculo.
– Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
– Cortem 09 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as cadeiras.
– Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao chegar.
– Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN, Twiter, celular, internet, sala de bate-papo, chat, blog, facebook, sites” em um lado do barbante. Para cada palavra, um barbante.
– Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada com pouca adesividade para não danificar o globo)
– Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
– Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 9 barbantes para 9 alunos.
– Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema da aula?
Parece óbvio agente imaginar que os alunos sabem o tema da aula, mas há alunos que não possuem lição ou até possuem, mas não leram. Sendo assim, é cabível esta pergunta inicial.
Aguardem as respostas.
– Depois falem que o tema da aula será sobre os relacionamentos através de diversos meios de comunicação, enfatizando o virtual.
– Então peçam para que os 9 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no barbante).
– Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem as respostas. Certamente elas vão girar em torno da comunicação entre as pessoas.
– Perguntem:
Através de quais destes meios vocês mantêm comunicação?
Aguardem as respostas.
– Em seguida, aproveitando as respostas,  falem sobre:
O tempo que eles se mantêm conectados.
O tipo de conversa.
Com quem se comunicam.
Influências positivas e negativas.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
– Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl 2.8a “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua…”


Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!