Juvenis – Currículo do Ano 1: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação – Lição 01: Influências dos Meios de Comunicação

0

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre as influências dos meios de comunicação.
– Em seguida, trabalhem sobre a comunicação hoje e ontem através do vídeo do YouTube “Meios de comunicação – sua evolução”, com 5.25 minutos. Vejam no link abaixo:
Reflitam sobre a intenção dos produtores do vídeo fazendo a diferença na 1ª parte com figuras que aparecem lentamente e música também lenta e a 2ª parte, marcada com música rápida e figuras que aparecem também com rapidez.
– Trabalhem o conteúdo da lição, utilizando a dinâmica “Você Compartilha?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Você Compartilha?

Objetivo: Refletir sobre as influências dos meios de comunicação.

Material:
Envelopes
Nomes e expressões digitados

Procedimento:
– Entreguem os envelopes fechados para dois alunos com as seguintes palavras ou expressões(07 para cada aluno):
Consumo
Moda
Culto ao corpo
Mensagens subliminares
Informação
Rápida comunicação
Influência de seitas
Tempo excessivo diante da TV e Internet
Falta de tempo para conversar
Pouco ou quase nenhum tempo para estudar
Evangelização através da mídia
Indução a mudança de comportamento
Pedofilia
Programas de TV e sites inadequados
– Peçam para um aluno de cada vez abra os envelopes e leia o conteúdo somente para ele.
O professor pergunta: Você compartilha?
– O aluno deverá falará “compartilho” ou “não compartilho”.
– O professor deverá separar os envelopes de compartilho ou não compartilho.
Isto deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
– Falem: Vamos ver agora o que os colegas(falem os nomes deles)  compartilham e não compartilham.
Peçam para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.
– Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem que estes temas serão abordados no decorrer do trimestre.


Por Sulamita Macedo. 

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!