Juvenis – Currículo do Ano 2: A História da Igreja – Lição 01: Como surgiu a Igreja

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre “Como Surgiu a Igreja”.
– Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa. Para tanto, vejam algumas sugestões:
Apresentem um mapa Mundi e mostrem a cidade de Jerusalém.
Falem: Foi neste lugar onde a igreja teve seu início.
Quando isto aconteceu?
Este evento aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus e 10 dias após a sua subida ao céu. Nesta época, estava havendo a festa de Pentecostes.
O que marcou o início da Igreja?
A descida do Espirito Santo prometido por Jesus, que enviaria o consolador, conforme lemos em Lc 24.49.
Quem eram as pessoas que formavam a Igreja?
Judeus hebreus, helenistas e prosélitos(coloquem estes nomes no quadro) e falem sobre cada um.
– Para concluir o tema, utilizem a dinâmica “120 no Cenáculo”.
– Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Projeto 2014”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: 120 no Cenáculo
Objetivo:
Refletir sobre o crescimento da Igreja.

Material:
Os numerais 120 e 3000 digitados em tamanho grande
Quadro ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou pincel atômico

Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Após trabalhar o conteúdo da lição, perguntem: Quantas pessoas estavam no cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?
Espera-se que os alunos falem que eram 120 pessoas.
– Falem:
Estas 120 pessoas formaram o primeiro grupo da Igreja(coloquem no quadro o numeral 120).
 Neste mesmo dia, da descida do Espírito Santo, outras 3000 pessoas também somaram a estes 120(coloquem no quadro o numeral 3000). E assim a Igreja foi aumentando.


– Falem: No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu(dizer o nome) também faço parte dela, e … (falar os nomes dos alunos da direita para a esquerda).
– Agora, peçam para que os alunos façam a mesma coisa, um de cada vez:
 No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu também faço parte dela, e …(falar os nomes dos colegas da direita para a esquerda).
À medida que os alunos forem falando, vocês escrevem os nomes deles na cartolina. Colem a figura do globo.
– Falem, apontado: 120 mais 3000 foram o que formavam a Igreja naquele dia, mas hoje além de vocês, a igreja tem fiéis em todo o mundo.
– Para finalizar, peçam para que os alunos falem: Eu também faço parte da Igreja.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Projeto 2014
Objetivo: Planejar metas e ações para 2014.

Material: ½ folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno.

Procedimento:
– Falem: Estamos iniciando mais um ano e precisamos pensar e planejar ações, metas e atos que pretendemos executar em 2014.
– Distribuam a metade da folha de papel ofício e a caneta para os alunos.
– Peçam que coloquem uma de suas mãos sobre o papel e a contornem.
– Falem que a mão representa ação, trabalho, atitude para que as ações planejadas sejam concretizadas.
– Solicitem que escrevam na mão pelos menos 05 ações que pretendem realizar em 2014.
– Falem também sobre a importância da elaboração dessas ações, pois torna visível o que se deseja e direciona as atitudes para a concretização desses objetivos.
– Leiam: Lc 14.28 e Ec 9.10.
– Façam uma oração pelos atos projetados pelos alunos.
– Solicitem que os alunos guardem este papel e quando as ações se realizarem, coloquem a data e socializem com a turma.


Por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!