Juvenis – Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral Lição 10: Quer um palpite? (Dinâmica)

0
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem a lição 10. Vejam as sugestões abaixo:
– Iniciem, aplicando a dinâmica “Jogo da Velha”.
– Falem que o tema da aula será sobre a prática do jogo de azar.
– Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, procurando sempre a participação do aluno.
Apresentem os nomes dos diversos tipos de jogos e o valor monetário atual que é prometida para o ganhador. Façam esta pesquisa numa casa lotérica.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Jogo da Velha

Objetivo: Introduzir o tema sobre a prática do jogo.

Material:
01 quadro branco ou 01 cartolina
01 marcador para branco ou 01 pincel atômico
Perguntas sobre as lições anteriores

Procedimento:
– Falem que vocês vão brincar o Jogo da Velha.
Sobre o jogo da Velha:
É um jogo popular com regras bem simples. Risca-se 02 linhas horizontais e 02 verticais que cortam as primeiras(#), formando 09 espaços vazios.
Há necessidade de 02 jogadores, um escolhe o círculo(O) e o outro o X, que alternadamente fazem a marcação num espaço vazio.
O objetivo é formar os 03 círculos ou 03 xis numa mesma linha ou coluna, na horizontal, na vertical ou na diagonal. As jogadas podem impedir que o colega ganhe na próxima tentativa.
O vencedor será aquele que primeiro conseguir formar 03 sequências iguais.

– Façam o diagrama do jogo da Velha.
– Dividam a turma em 02 grupos e deixem que eles escolham qual grupo ficará com o círculo e com o X.
– Façam perguntas sobre as lições passadas para cada grupo alternadamente. Quem responder corretamente tem o direito de preencher um espaço vazio com o símbolo escolhido pelo grupo.
Isto deve continuar até que haja um vencedor. Depois, repita a atividade com outras perguntas, até que haja um vencedor. Se houver empate, faça outras perguntas para que haja desempate.
– Depois, declare qual o grupo vencedor.
– Falem: Realizamos um jogo muito conhecido, utilizando perguntas da lição e dessa forma, a prática deste jogo teve um aspecto lúdico e de aprendizagem. Mas, na lição de hoje vamos estudar sobre um tipo de jogo não recomendável para o cristão.
Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!