1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a influência da programação da Televisão.
– Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Botão de Ligar e Desligar”.
– Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Botão de Ligar e Desligar
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a influência da programação televisiva.
Material:
01 figura de uma televisão.
Expressões digitadas: Filmes e Novelas, Programas de Humor e de Auditório, Reality Shows, Desenhos Animados e Jornais Informativos e Policiais, Programas Religiosos.
Procedimento:
– Perguntem: Qual o mal do aparelho de televisão?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que o aparelho por si só não há mal nenhum.
– Depois, perguntem: Então, apontem quais as razões da TV ser tão combatida na Igreja?
Espera-se que os alunos falem que se refere ao mau uso da TV, como também sua programação.
– Em seguida, dividam a turma em 3 grupos.
– Entreguem para cada grupo, duas das expressões abaixo:
Filmes e novelas
Programas de humor e auditório
Reality shows
Desenhos animados
Jornais informativos e policiais
Programas religiosos
– Peçam para que em grupo os alunos analisem esta programação nos diversos canais e depois apresentem o resultado da discussão, falando quando deve ser utilizado o botão de ligar e desligar.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.