Juvenis – Lição 11: As Facilidades e os Riscos da Internet – Dinâmica

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre “As Facilidades e os Riscos da Internet”.
– Iniciem o estudo do tema, através da dinâmica “Apenas um Clique”.
– Depois, trabalhem os pontos levantados na lição que não foram abordados na dinâmica, sempre de forma participativa.
– Aproveitem a oportunidade para combinar com eles, sobre a criação de um blog para a turma, a escolha do nome e do template, quem será o responsável para manter o blog atualizado (acho que deveria ser o professor).
– Aproveitem o ensejo desta lição e comecem a usar o Twitter, colocando mensagens para seus alunos sobre a lição ou outras de sua preferência.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Apenas Um Clique!

Objetivo: Refletir sobre o uso da Internet.

Material:
½  de uma cartolina de cor verde e vermelha
02 pincéis atômicos

Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo. O professor também deve fazer parte do círculo.
– Perguntem: De que modo vocês acessam a internet?
As respostas devem girar em torno do acesso em casa, na escola, na rua, na lan-house, através de celular, computador, tablet etc.
– Aproveitem este momento e falem sobre a facilidade de acesso com tantas possibilidades, até para quem não tem computador em casa, que pode acessar numa lan-house com preço muito pequeno.
– Agora, apresentem para os alunos ½  de cartolina, uma de cor verde e outra vermelha, contendo duas perguntas:
Na verde: Quais os pontos positivos da Internet?
Na vermelha: Quais os pontos negativos da Internet?
Entreguem a folha verde(dos pontos positivos) para um aluno que está a sua direita e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado direito.
Entreguem a folha vermelha(dos pontos negativos) para um aluno que está a sua esquerda e falem:
Cada um vai responder e passar a folha para o colega do lado esquerdo.
Fiquem observando a atividade e orientem os alunos para que tenham pressa e cuidado ao responder.
– Após a conclusão desta parte, leiam para os alunos os pontos positivos e negativos da Internet, reflitam com eles sobre as respostas e acrescentem outras informações se necessário.
Reflitam sobre as cores utilizadas – verde e vermelha em relação aos pontos negativos e positivos. A cor verde significa algo positivo, bom e que pode ter livre acesso, mas a cor vermelha nos remete a cuidado, proibição.
– Reflitam ainda sobre o conteúdo do que eles acessam, partindo do princípio dos benefícios e malefícios para a formação do caráter do adolescente.
Deixem claro a importância da Internet e a necessidade de sua utilização, mas enfatizem que deve haver cuidado por parte de quem utiliza.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
– Lembrem-se de que o que separa você dos conteúdos bons ou ruins da internet é apenas um clique, que depende de sua vontade e autocontrole.
– Para concluir, leiam:
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Salmos 1:1-2
 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”. I Co 15.33
 “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua…” Cl 2.8ª
“Não porei coisa má diante dos meus olhos”. Salmos 101:3ª


Por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!