Juvenis – Lição 11: O início do Movimento Pentecostal (DINÂMICA)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como título “O Início do Movimento Pentecostal”.
– Perguntem: Por que este movimento é chamado de Pentecostal?
Aguardem as respostas e depois falem sobre a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes(Atos 2).
– Agora utilizem a dinâmica “Pentecostes”.

– Depois, façam um breve resumo das aulas anteriores sobre a evidência do fogo pentecostal nos diversos países.
– Em seguida, falem sobre o movimento pentecostal ocorrido no século XX.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Pentecostes

Objetivo: Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.

Material:
01 versículo bíblico em várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on line(vejam no procedimento).

Procedimento:
– Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
– Leiam  Atos 2. 2 a 4.
– Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
– Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos.
Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés, qu’il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu’il ait la vie éternelle.
– Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.
– Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a uma pessoa da igreja que indiquem pessoas para falar ou ensinar a pronúncia das palavras.


Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Rubi ou Bijuteria?

Objetivo:
Refletir sobre o que significa ser “mais preciosa que o rubi”.
Material:
01figura da pedra preciosa Rubi lapidada
01 figura da pedra preciosa Rubi no estado bruto
01 rubi feito de cartolina vermelha em tamanho grande
01cartão com Pv 31.10 e a figura de um rubi.
Procedimento:
– Leiam Pv 31.10 “Mulher virtuosa que achará? O seu valor muito excede ao dos rubis”.
– Perguntem:
Vocês já pensaram sobre o que seja o rubi?
Aguardem as respostas.
Depois, apresentem uma figura desta pedra preciosa(lapidada).
– Falem: Rubi é uma das mais valiosas pedras preciosas. Somos comparadas ao rubi, mas vale salientar que a Bíblia menciona que somos mais preciosas que o rubi.
– Apresentem a figura grande de rubi confeccionada em cartolina vermelha e peçam para que cada aluna escreva o seu nome nesta figura.
– Perguntem: Vocês já pensaram sobre isto? Ser mais preciosa que o rubi?
– Apresentem estas informações:
“As gemas de rubi são valorizadas de acordo com várias características, incluindo tamanho, cor, claridade e corte. Todos os rubis naturais contêm imperfeições. Por outro lado, rubis artificiais podem não conter imperfeições. Quanto menor o número e menos óbvias as imperfeições, mais caro é o rubi – a menos que não tenha imperfeições (isto é, um rubi “perfeito”) – então ele é suspeito de ser fabricado artificialmente e seu status de gema sem preço não é garantido. Alguns rubis manufaturados têm substâncias adicionadas a eles para que possam ser identificados como artificiais, mas a maioria requer testes gemológicos para determinar a sua origem”.
Fonte: Wikipédia
– Vamos analisar esta informação:
O valor varia de acordo com as características de cada pedra: assim também as mulheres, cada uma com suas características.
Os rubis naturais contêm imperfeições: as mulheres também possuem defeitos, mesmo que tenham muitas qualidades.
Os rubis artificiais não contêm imperfeições: dessa forma é bijuteria.
– Perguntem: Vocês querem ser rubi ou bijuteria?
– Agora, apresentem esta informação:
“Originalmente, bijuteria é o ramo da ourivesaria ou joalheria que trabalha ligas metálicas semelhantes a ouro ou prata, assim como com pedras semipreciosas, vidro, plástico, miçangas etc. de modo a criar objetos semelhantes a joias e peças de fantasias”.
Fonte: Wikipédia
– Como você se vê ou se sente? Um Rubi ou bijuteria?
Reflita sobre isto.
– Vamos pensar um pouco sobre a parte do versículo “Quem a achará?”
Você já se achou como mulher?
Você se valoriza como mulher?
Você se gosta?
Vocês devem se aceitar como pessoa, como mulher.
– Apresentem figura do rubi no estado bruto.
Pense no que pode ser lapidado em você, peça ajuda ao Espírito Santo, deixe que Deus trabalhe no seu coração e atitudes para que vocês sejam valorizadas e se autovalorizem.
– Para finalizar, entreguem para cada aluna um cartão com Pv 31.10 e a figura de um Rubi.


Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

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