Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem a lição 04. Vejam as sugestões abaixo:
– Falem que na aula de hoje o tema será sobre doutrinas filosóficas contrárias a Palavra de Deus e refutá-las através do conhecimento bíblico.
– Reflitam sobre o que seja “filosofar” e o que a Bíblia fala sobre a sabedoria e o conhecimento.
– Depois, utilizem a dinâmica “Verdadeiro ou Falso”.
– Para trabalhar sobre o pensamento humanista, materialista e ateísta, escrevam estes nomes no quadro e perguntem sobre o que os alunos conhecem sobre estas doutrinas.
– Depois, acrescentem outras informações.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo: Diferenciar objeto falso do verdadeiro através de suas características.
Material:
01 um objeto falso e verdadeiro de CD ou DVD ou relógio ou bolsa ou celular ou roupa ou perfume, etc.
Procedimento:
– Escolham um dentre os objetos citados no material para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
– Apresentem para a classe e perguntem se já diferença entre os objetos. Pode haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveitem a oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização desses objetos:
Vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observem a reação da turma diante das características dos objetos.
– Em seguida, façam a pergunta:
O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
– Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o tema da aula, enfatizem a importância de conhecer a Palavra de Deus para poder saber identificar os falsos ensinos.
– Leiam com os alunos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”. Mateus 7. 15 a 17.
Autoria: Sulamita Macedo
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/