Lição 07: Ética Cristã e Doação de Órgãos

Adultos: Valores Cristãos: Enfrentando as questões morais de nosso tempo

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Ética Cristã e Doação de Órgãos.
– Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Doação de Órgãos”.
– Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador “Discipulando”, deste blog.
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador “Subsídio Pedagógico Discipulado 1” e “Subsídio Pedagógico Discipulado 2”, do currículo antigo. Façam bom proveito!

Dinâmica: Doação de Órgãos
Objetivo: Introduzir o estudo sobre doação de órgãos.

Material:
01 cartolina com o contorno do corpo humano desenhado
01 pincel atômico vermelho
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
– Apresentem para a turma uma cartolina com um contorno do corpo humano.
– Depois, falem(apontado para o cartaz): Deus criou o homem e a mulher com o corpo funcionando de forma saudável. Porém, algumas pessoas desenvolvem doenças que para sua melhora de saúde, precisam fazer um transplante, isto é, receber um órgão, sangue, medula óssea ou tecido de alguém para viver melhor ou continuar vivendo.
– Falem: Agora, um aluno vai desenhar nesta figura quais órgãos do ser humano podem ser doados. Ou pode escrever os nomes dos órgãos.
Vocês podem orientar os alunos, caso eles tenham dificuldade.
Para isto, eles devem usar 01 pincel atômico vermelho para fazer o desenho do que pode doado.
– Depois, perguntem: Alguém da classe já recebeu algum destes órgãos?
Aguardem as respostas. Caso positivo, peça a essa pessoa para relatar de forma objetiva como aconteceu.
– Em seguida, falem: Nesta lição, vamos estudar sobre a doação de órgãos.
Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!

%d blogueiros gostam disto: