EBD Em Foco

Ponto Central – Lição 3 – A Santíssima Trindade: Um só Deus em três pessoas

3° Trimestre de 2017

adultos

ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO

I – CONSTRUÇÕES BÍBLICAS TRINITÁRIAS 
II – DEUS TRINO E UNO
III – AS CRENÇAS INADEQUADAS
IV – RESPOSTA ÀS OBJEÇÕES ACERCA DA TRINDADE
CONCLUSÃO

OBJETIVO GERAL

Saber que cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Explicar as construções bíblicas trinitárias;
II – Mostrar que Deus é trino e único;
III – Conhecer algumas crenças inadequadas a respeito da Trindade;
IV – Apresentar algumas respostas às objeções acerca da Trindade.

PONTO CENTRAL
Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas.

A DOUTRINA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Os maiores equívocos em relação à doutrina da Trindade se dão quando se relativiza a natureza da relação trinitária, pois “as distinções entre os membros da Deidade não se referem à sua essência ou substância, mas ao relacionamento. Noutras palavras: a ordem de existência na Trindade, no tocante ao ser essencial de Deus, está espelhada na Trindade salvífica. ‘São, portanto, três, não na posição, mas no grau; não na substância, mas na forma; não no poder, mas na sua manifestação” (Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. CPAD, p.177). Dessa forma a Santíssima Trindade se manifesta em perfeita comunhão ao longo de todo o plano de salvação provido por Deus.

1. Uma natureza amorosa. Deus é amor! Devemos destacar que o Pai provou o seu amor pelo mundo quando enviou o seu Filho em nosso lugar (Jo 3.16). O Filho provou o seu amor por nós quando, espontaneamente, obedeceu ao Pai e doou-se para a humanidade, morrendo em nosso lugar para nos redimir, regenerar, justificar e salvar (Rm 8.1-11). O Espírito Santo prova o seu amor por nós quando convenceu-nos do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-11). A Santíssima Trindade opera amorosamente em nossa vida.

2. Uma natureza servidora. Concomitantemente a pessoa do Espírito Santo, é necessário destacar também que a natureza do ministério de Jesus Cristo é servidora: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.18,19). O Deus Trino trabalha de maneira servidora em favor das pessoas. Não podemos jamais esquecer esse aspecto de serviço pelo qual aprendemos com a operação das três pessoas da trindade em nossa vida.

3. Uma natureza de comunhão. Logo, a Santíssima Trindade é por natureza comunitária porque as pessoas trinitárias não vivem separadamente, pois são inseparáveis, indivisíveis. O Pai, o Filho e o Espírito Santo vivem em profunda comunhão. Por isso, somos encorajados a viver uma comunhão verdadeira com os nossos irmãos, a ajudar o outro, a chorar com o outro, a cantar com o outro, a orar com e pelo outro. Portanto, como parte dessa comunidade de santos, a Igreja de Deus, somos chamados a expressar essa comunhão trinitária e multiforme no mundo.

(Texto extraído da revista Ensinador Cristão. Nº 71. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.37.)

Marcelo Oliveira de Oliveira
Editor responsável pela revista Lições Bíblicas Adultos

Fonte: Lições Bíblicas CPAD

 

Comentários
Loading...
%d blogueiros gostam disto: