Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Embaraços que prejudicam a vida cristã Lição 13: No comando do controle – AULA DINÂMICA

0
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
– Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia.
Ops! Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer antes de começar  o estudo da lição. Mas, pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?”
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre a  importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia.
– Utilizem a dinâmica “Tô Ligado”.
– Depois, trabalhem outros pontos da lição não abordados na dinâmica.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tô Ligado!

Objetivo: Refletir sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia.

Material:
01 globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita adesiva(se for usar uma bola)
Nomes digitados: MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais.

Procedimento:
ANTES DA AULA:
– Organizem as cadeiras em círculo.
– Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
– Cortem 10 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as cadeiras.
– Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao chegar.
– Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais” em um lado do barbante. Para cada palavra, um barbante.
– Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada com pouca adesividade para não danificar o globo)
– Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
– Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.
– Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema da aula?
Aguardem as respostas.
– Depois falem que o tema da aula será sobre o cuidado sobre A aula de hoje será sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a mídia.
 através de diversos meios de comunicação, enfatizando o virtual.
– Então peçam para que os 10 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no barbante).
– Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem as respostas. Certamente elas vão girar em torno da comunicação entre as pessoas.
– Perguntem:
Através de quais destes meios vocês mantêm comunicação?
Aguardem as respostas.
– Em seguida, aproveitando as respostas, falem sobre:
O tempo que eles se mantêm conectados.
O tipo de conversa.
Com quem se comunicam.
Influências positivas e negativas.
Não se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
– Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl 2.8a “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua…”


Por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!