Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Conhecendo melhor a si mesmo e os outros – Lição 01: Quem sou eu?

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como título “Quem sou eu?”
– Coloquem em local próximo a entrada da sala um espelho grande ou de tamanho médio, bem ornamentado nas bordas. Isto deve ser feito antes dos alunos chegarem.
– Observem a reação dos alunos ao chegarem à classe, o que vão fazer ou falar.
– Perguntem: Alguém se olhou no espelho? Alguém evitou se olhar? Por quê?
Reflitam com os alunos sobre a importância da aceitação da auto-imagem.
– Trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
– Depois, utilizem a dinâmica “Quem sou eu?”, que oportunizará o trabalho e reflexão das características pessoais e traços da personalidade dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Quem sou eu?

Objetivos:
Trabalhar características pessoais e traços de personalidade dos alunos.
Promover maior conhecimento e integração entre as pessoas de um grupo.

Material:
½ de uma folha de papel ofício e caneta.

Procedimento:
– Entreguem para cada aluno a metade de uma folha de papel ofício.
– Solicitem que escrevam suas características pessoais e atividades quem desenvolvem, mas não se identifiquem, isto é, não escrevam o nome.
– Recolham todos os registros.
– Em seguida, comecem a ler o que cada aluno escreveu e falem: Quem sou eu?
– Aguardem as respostas dos alunos. A intenção é que cada pessoa da classe seja identificada através das características apontadas por ele próprio.
-Para finalizar, façam os seguintes questionamentos:
Foi difícil reconhecer um colegas através das características?
Eram estas características conhecidas por todos?
Nós conhecemos bem os nossos colegas e até nós mesmos?
– Para concluir leiam Mt 12.33b  e Sl 103.14 a 16.


Por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!