Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de Jesus Lição 13: Um Homem Solidário (Dinâmica)

0
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 13. Vejam as sugestões abaixo:
– Falem que o tema da aula será sobre a parábola do Bom Samaritano.
– Depois, para conhecer a parábola, leiam Lucas 10:30-35:
“E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar”.
– Depois,, utilizem a dinâmica “Eu, um Samaritano!”
– Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
– Para a conclusão do trimestre, utilizem a dinâmica “Desenhando Parábolas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Eu, um samaritano!

 Objetivo: Refletir sobre a prática da ação social individual ou coletiva.


Material:
Bíblia
06 alunos: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.

Procedimento:
– Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
– O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
– Após a encenação, reflitam sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que necessita de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
– Organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.

Sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre

Dinâmica: Desenhando Parábolas

Objetivo: Finalizar o estudo sobre 13 parábolas de Jesus

Material:
01 quadro branco ou cartolina
01 marcador para quadro branco e ou 01 pincel atômico

Procedimento:
– Dividam a turma em 02 grupos.
– Desenhem figuras que representem as 13 parábolas estudadas.
O grupo que responder corretamente a qual parábola se refere o desenho, ganhará pontos.
Solicitar para que falem um pouco sobre a parábola. Se fizerem corretamente, somarão outros pontos.
Sugestão de figuras para desenhar:
Lição 01: Pescaria ou peixes(Parábola da Rede de Pesca)
Lição 02: Trigo(Parábola do Joio e do Trigo)
Lição 03: Borracha(Parábola do Servo Imcompassivo)
Lição 04: Areia e sementes(Parábola do Semeador)
Lição 05: Semente de mostarda
Lição 06: Moeda(Parábola da Moeda Perdida)
Lição 07: Casa bem construída(Parábola do Homem Prudente e o Insensato)
Lição 08: Tesouro(Parábola do Rico Insensato)
Lição 09: Ovelha(Parábola da Ovelha Perdida)
Lição 10: Lâmpada debaixo de um cesto(Parábola da Candeia)
Lição 11: Uvas(Parábola dos Trabalhadores da Vinha)
Lição 12: 10 Candeias(Parábola das 10 Virgens)
Lição 13: Pessoa machucada(Parábola do Bom Samaritano)
– Organizem uma premiação para o grupo vencedor e para o 2º. Lugar.
Pode ser algo simples, como: balas, chocolate, canetas etc.
– Para concluir, forneçam um lanche para todos os alunos.


Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!