Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
– Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
– Falem do tema da aula: Vamos estudar sobre os obstáculos que vocês enfrentam na vida cristã.
– Trabalhem o conteúdo da lição, utilizando a dinâmica “Vencendo os Obstáculos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Objetivo: Refletir sobre a atitude do cristão diante das dificuldades.
Material:
01 tapete
Rosas
Frutas de plástico
Pedras grandes e pequenas
Versículos bíblicos
Procedimento:
Antes da aula começar:
– Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão e sobre ele as rosas, os frutos, as pedras e os versículos bíblicos.
Durante a aula:
– Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete: caminho da vida cristã
Rosas: alegria durante a caminhada
Frutos: resultado positivo de suas ações
Pedras: as dificuldades que enfrentamos
Os versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos.
– Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos de sua escolha.
– Depois, vocês começam a trabalhar nessa ordem:
As pedras, que representam os obstáculos para que eles vençam. Falem sobre o exemplo do apóstolo Paulo.
Os versículos, que trazem segurança e confiança ao cristão nesta caminhada.
As rosas, que representam a alegria durante a superação dos obstáculos.
Os frutos, aquilo que colhemos ao final da superação de cada obstáculo.
– Para finalizar, coloquem todos os materiais no tapete, organizem os alunos ao redor dele e façam uma oração por eles.
Ideia original da dinâmica com o uso de tapete, rosas, pedras e versículos desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.