EBD Em Foco

Pré-adolescentes – Lição 05: Qualidades versus Defeitos (DINÂMICA)

0 731
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como tema qualidades e defeitos do temperamento.
– Depois, utilizem a dinâmica “Qualidades x Defeitos”.
– Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
 Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Qualidades x Defeitos

Objetivo: Refletir sobre as qualidades e defeitos do temperamento.

Material:
Palavras digitadas coladas em cartolina colorida: agitado, calado, medroso, corajoso, tímido, extrovertido, sério, alegre, triste, distraído, tagarela, comunicativo, encrenqueiro, valentão, carinhoso, amigo, impaciente, paciente, bem-humorado, desconfiado etc.
A quantidade deve ser conforme o número de alunos que você tem. Lembrando que as palavras devem ser repetidas, pois mais de um aluno pode ter um mesmo defeito ou qualidade.

Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Coloquem no meio do círculo palavras que expressem qualidades e defeitos(vejam no item material).
– Falem: Leiam cada palavra e escolha 02 palavras que você considera que mais se identifica.
Peçam para que eles leiam a palavra e falem a razão da escolha.
Certamente, os alunos vão escolher mais as palavras que expressam qualidades do que defeitos. Comentem sobre isto: é mais fácil reconhecer nossas qualidades que os defeitos.
– Peçam para que eles coloquem novamente as palavras no centro do círculo e falem: Todos nós temos qualidades e defeitos, que fazem parte do nosso temperamento. É sobre este tema que vamos estudar nesta lição.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.


Por Sulamita Macedo.

Comentários
Loading...
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: