Pré-adolescentes – Lição 06: A Moeda Perdida (Dinâmica)

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 06. Vejam as sugestões abaixo:
– Iniciem a aula, utilizando a dinâmica “A Moeda”.
– Falem que o tema da aula será sobre a parábola da Dracma Perdida.
Falem o que é dracma: uma moeda grega.

– Depois, para conhecer a parábola, leiam Lucas 15:8-9:
“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida”.
Observação: vocês podem também fazer a encenação desta parábola, para tanto vocês vão precisar de: 10 moedas, 01 vela, 01 vassoura, 01 pessoa para representar a mulher e os demais alunos farão o papel das “amigas”.
– Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Moeda
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a parábola da Dracma Perdida.
Material:
01 caixa pequena e dourada
10 moedas de chocolate envolvidas em papel dourado
Observação: vocês encontram este tipo de moeda nas lojas que vendem balas e afins.

Procedimento:
– Apresentem uma caixa pequena e dourada. Dentro dela deve estar 09 moedas.
– Falem que nela há algo de muito valor.
– Peçam para que os alunos olhem o que é.
– Falem: Estas 10 moedas eu guardei aqui, pois elas têm muito valor. Vou contar para ver se estar tudo certo.
– Então, peçam aos alunos para contar com vocês a quantidade de moedas.
O total será de 09. Conte novamente. O resultado será 09.
– Então, falem: Perdi uma moeda. Ajudem-me a encontrá-la.
Os alunos devem procurar a moeda até encontrá-la.
Observação: antes da aula começar, vocês devem esconder 01 moeda na classe em um lugar não muito fácil, para dar um certo trabalho.
Caso não encontrem a moeda, façam aquela brincadeira “Está quente, está frio”, até que encontrem.
– Depois, falem que na aula de hoje será sobre uma parábola de Jesus que trata de um assunto semelhante a este.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
– Se houver condições, distribuam 01 moeda de chocolate para cada aluno.


Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!