Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: Na lição de hoje estudaremos a disposição com alegria para ajudar os líderes, colegas etc.
– Depois, utilizem a dinâmica “Cooperando com Alegria”.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Cooperando com Alegria
Objetivo: Refletir sobre a importância da alegria para cooperar com os líderes ou colegas.
Material:
01 bexiga para cada aluno
Local de realização: Adequado para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai chamar a atenção de outras classes.
Procedimento:
– Peguem duas bexigas(bolas de aniversário).
– Encham uma e enquanto vocês falam, vão soltando o ar devagar.
– Falem: há pessoas que ficam alegres, isto é com bola cheia, mas o que sentem é algo passageiro(neste momento a bola deve estar vazia) e depois estão assim com a bola murcha, sem alegria e entusiasmo.
– Encham outra bola e deem um nó e falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em qualquer circunstância. Neste momento, brinquem com a bola, jogando para cima e depois batam nela, demonstrando situações de alegria.
– Nesta lição, será estudado sobre esta última situação representada pela bola cheia: alegria e entusiasmo que devemos ter para cooperar.
– Depois, distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para o ar não escapar, demonstrando assim alegria e entusiasmo, pois a bola está cheia.
– Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.
– Em seguida, comecem a retirar alguns alunos do círculo, mas suas bexigas permanecerão.
– Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram tentem controlar todas as bolas.
– Continuem retirando até deixar uma pessoa.
– Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não conseguem e parem.
– Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da cooperação de todos com alegria, enfatizando que o líder necessita de outros para poder trabalhar de forma exitosa.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.