Pré-adolescentes – Lição 07: Medo de quê? – Aula Dinâmica

0

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
– Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
– Falem que o tema da aula será sobre o medo.
– Perguntem: Você tem medo de quê?
Anotem as respostas no quadro ou cartolina e reserve.


– Depois, utilizem a dinâmica “Coma o Chocolate”.
– Depois trabalhem os pontos levantados na lição, de forma contextualizada, buscando a participação do aluno e retomem àquela pergunta feita no início da aula, orientando-os como dominar e agir diante do medo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Coma o Chocolate!
Objetivo: Refletir sobre o medo.
Materiais:
01 caixa com tampa
01 chocolate
Fita adesiva
A Expressão digitada “Coma o chocolate”.
Observação:
Colocar o chocolate fixado no fundo da caixa com fita adesiva. Por cima do chocolate, colocar o papel com o nome “Coma o chocolate”, de forma que cubra o chocolate. Fechar a caixa, observar se estar bem fechada(se a tampa for folgada, ponha fita adesiva).
Procedimento:
1 – Organizem os alunos em círculo.
Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionada para os alunos, pois perderá toda a surpresa e expectativa.
2 – Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma tarefa a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.
3 – Continuem falando: Ao sinal de um comando ou quando a música começar, esta caixa vai passar de mão em mão.
 Ao sinal do comando (bater palma, palavra pare) ou música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá realizar a tarefa contida dentro da caixa.
Observações:
– É comum os alunos passarem a caixa para os colegas de forma rápida, deixando até cair no chão, pois têm medo de ficar com a caixa e ter que realizar algo diante dos colegas.
– Mas antes que o aluno abra a caixa, perguntem para ele: E aí, vai abrir? Ou quer que continue? Será que tem alguém que vai ter coragem para abrir esta caixa?
– É interessante fazer estas perguntas para criar um clima de suspense e medo.
4 – Então, iniciem a atividade e repitam este procedimento pelo menos 3 vezes, conforme as orientações acima descritas.
 Na última vez, vocês falam: Agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.
5 – O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte tarefa: “Coma o Chocolate”.  O aluno deverá mostrar para os colegas e comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por exemplo, diabetes…
6 -Peçam para o aluno, que abriu a caixa, para relatar o sentiu antes e depois de abrir a caixa.
7 – Perguntem para os demais alunos:
O que vocês sentiram quando a caixa começou a passar? Tiveram medo? Por quê?
O que vocês imaginaram que havia dentro da caixa?
O que vocês acharam sobre a tarefa a ser cumprida (dentro da caixa)?
8 – Depois, façam uma relação sobre o medo diante de algo não conhecido. Também reflitam sobre o medo criado pelo indivíduo, paralisando-o diante das situações, dominando sua mente e atitudes.

Ideia original desta dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!