Pré-adolescentes – Lição 10: Eu e Minha Casa (DINÂMICA)

0
Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como tema a família, o relacionamentos entre seus componentes, direitos e deveres no lar.

– Depois, utilizem a dinâmica “Dividindo Tarefas”.
– Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Dividindo Tarefas

Objetivo: Refletir sobre a divisão de tarefas na família.

Material:
 01 cartolina
Poucos lápis(quantidade menor do que alunos)
02 réguas

Procedimento:
– Coloquem uma cartolina sobre uma mesa, poucos lápis e 02 réguas.


– Organizem os alunos ao redor desta mesa.
– Peçam para que os alunos desenhem uma casa, isto é, a planta baixa de uma residência com todos os compartimentos e móveis. Estipulem um tempo de 10 minutos para esta atividade.
– Observem os alunos fazendo esta atividade, nos seguintes aspectos:
A divisão de tarefas
Como foi a execução da atividade
A decisão da quantidade de cômodos
Tarefa realiza totalmente, pela metade ou não foi realizada
– Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre a família.
– Vocês aqui representam uma família e organizaram esta casa.
– Vamos agora, estudar o que é uma família, a divisão de tarefas no lar e as responsabilidades.
– Falem sobre o que vocês observaram durante a atividade e transfiram este exemplo para uma família.
– Depois, perguntem:
O que eles realizam como tarefa doméstica para ajudar na organização da casa?
Anotem todas as respostas.
– Perguntem para os alunos:
Quais as responsabilidades dos pais no ambiente da casa?
– Em seguida, para concluir: Façam uma oração pela família de cada aluno.


Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta! Seu comentário é relevante!